Essa é a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Meia Ponte, já com a alteração na fachada que teria causado comprometimento de toda a sua estrutura. De acordo com Jarbas Jayme, o templo foi edificado entre 1743 e 1757, e ele descobriu essas datas ao consultar o Livro da Irmandade dos Pretos datado de 1758. Livro esse, é bom lembrar, que não está mais em Pirenópolis, pois por razões que desconheço foi parar no Instituto de Pesquisa e Estudos Históricos do Brasil Central, da PUC de Goiânia.
A igreja era inicialmente em estilo colonial, mas em 1936 (ainda segundo Jarbas) decidiram substituir as duas torres laterais por uma só, central e moderna. A reforma não deu certo e a fachada, inclinando-se, teria comprometido toda a estrutura do velho prédio.
Sobre a demolição da igreja, disse Jarbas Jayme que ela se deu em 1944, mas com o devido respeito que tenho pelo grande historiador, parece que aqui há um equívoco. É que minha mãe (Marta de Pina) me disse que se lembra da torre única, com uma cruz e um galo sobre ela, lá no final da rua do Rosário. E minha mãe nasceu em 1945.
De qualquer forma, ainda quero pesquisar no arquivo da Diocese de Anápolis para desvendar todas as nuances sobre essa demolição, visando desfazer para o futuro as calúnias e injustiças porventura feitas.
A fotografia é do Arquivo de João Basílio de Oliveira.
Adriano Curado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".
Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.
Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.
Adriano Curado