O Icebe vai comemorar os 107 anos do nascimento de Bernardo Elis com inauguração de sala de exposição e entrega de duas láureas
Nilson Jaime*
Hoje, dia da Proclamação da República, completa 107 anos do nascimento do escritor Bernardo Élis, maior nome do conto e do romance em Goiás.
Nascido na cidade de Corumbá de Goiás, em 15/11/1915, Bernardo Élis faleceu no dia 30/11/1997, em Goiânia. Todo ano, no interregno entre o dia do nascimento e falecimento do escritor, comemora-se a Quinzena Bernardo Élis.
Autor dos clássicos Ermos e Gerais (contos, 1944), O tronco (romance, 1956) e Veranico de Janeiro (contos, 1965) além do livro de poesias Primeira chuva (1955), Bernardo Élis deixou obra com 20 livros, cinco antologias e seletas, além de quatro trabalhos inéditos. Sua obra é objeto de dezenas de livros, teses e dissertações.
No próximo dia 18, sexta-feira, às 16 horas, o Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis Para os Povos do Cerrado (ICEBE) vai inaugurar a sala de exposições para o acervo do escritor, na Casa-Museu Bernardo Élis.
Nela, serão expostos os livros, anotações, objetos pessoais, documentos, apetrechos e indumentárias indispensáveis ao escritor, como canetas, óculos, boinas e chapéus, além de máquinas de datilografia e livros autografados por dezenas de grandes escritores, dedicados ao imortal.
O fardão e o espadim, usados por Bernardo Élis na Academia Brasileira de Letras (ABL), receberão uma abóboda em acrílico, a fim de garantir melhor preservação.
Na ocasião, os escritores Horieste Gomes e Eurico Barbosa receberão o Troféu Cariama (Cariama cristata, "seriema"), alusivos aos anos de 2021 e 2022, respectivamente.
O ICEBE é parceiro do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e da Sociedade Goiana de História da Agricultura (SGHA) no projeto GOIÁS +300, que lançará um Box com três livros (História, Geografia e Memória e Patrimônio) no próximo mês.
Estou organizando o livro "Ermos do homem e ideias gerais - 20 entrevistas de Bernardo Élis", com lançamento previsto para o início de 2023. Toda a renda deste livro será destinada ao ICEBE.
Salve os 107 anos do nascimento de Bernardo Élis.
Você é nosso convidado (a).
*Nilson Jaime é presidente do ICEBE