O Dia do Trabalhador ou do Trabalho é comemorado internacionalmente em quase todos os países do mundo. A data é uma homenagem ao dia 1 de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada em Chicago, com o objetivo de conquistar condições melhores de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas, para oito horas. Nessa manifestação, houve confronto com policiais o que resultou em prisões e mortes de trabalhadores.
No Brasil, foi Getúlio Vargas quem criou o chamado Dia do Trabalho, em vez de Trabalhador como era defendido pela esquerda da época. Nesta data os governos instituíram o hábito de anunciar o novo salário mínimo. Também nesta data foi criada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1º de maio de 1943.
Infelizmente, as reformas Trabalhista e Previdenciária embaçaram um pouco o lustre deste dia, mas a luta em prol dos trabalhadores é constante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".
Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.
Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.
Adriano Curado