Imagem do acervo da Família Pina |
Esta fotografia registra, no Largo da Matriz, uma embaixada entre o rei mouro José de Pina (Zé de Lulu) e o embaixador cristão Benedito Jayme Siqueira (Dita Zafá), nas Cavalhadas de 1958.
Esta foi a última encenação no largo, já que, oito anos mais tarde, as Cavalhadas retornariam, na Festa do Divino de Mauro de Pina, mas agora no campo de futebol Dr. Ulisses Jayme, onde está até hoje.
Se analisarmos bem a imagem, veremos que, naqueles bons tempos de gente educada, não havia sequer uma corda para conter o povo, mas ainda assim ninguém invadia o campo.
Outra curiosidade é o casarão no canto direito da foto, onde atualmente está a casa de dona Ita e seu Alaor de Siqueira. Naquela época diziam que a casa, já uma tapera, era mal assombrada e à noite ouviam-se gritos, arrastar de correntes e pedidos de socorro vindos lá de dentro.
by Adriano César Curado, escritor, poeta e historiador. Baixe gratuitamente seu livro DEUS MORA NO SEU INTERIOR ou entre em contado através de adrianocurado@hotmail.com
Toda vez que eu vejo uma fotografia antiga de Pirneópolis dá vontade de entrar nela e nunca mais sair. E postagem maravilhosa e poética essa sua! Meus parabéns.
ResponderExcluirPosso baixar essa fotografia para mim?!
ResponderExcluirBoa tarde! Linda foto. Que casa bela, é uma pena ter acabado com tantas outras assim. Para assistir às cavalhadas hoje, a gente fica numa distância enorme do campo, no 35° andar. É um desrespeito para com o público, cavaleiros e mascarados. Eu consegui uma foto do cavaleiro Zé de Lulu jogando a lança por cima do arco das argolinhas. Você tem esta foto? Se não tiver, eu envio, me mande o e-mail. O meu e-mail é serjupompeo@hotmail.com
ResponderExcluir