Hoje é dia de Nossa Senhora do Carmo, no calendário católico. Trata-se de um título concedido à Maria, mãe de Jesus, que é considerada padroeira da Ordem Carmelita. Essa organização teve início no Monte Carmelo, na Terra Santa, entre o final do século XII e meados do século XIII. Aqueles monges construíram, no meio de seus eremitérios, uma capela que dedicaram à Santíssima Virgem.
Em Pirenópolis, no entanto, a devoção a Senhora do Carmo vem da época dos bandeirantes e está bem representada na belíssima capela que vemos ali próximo à ponte. Ela foi construída entre 1750 e 1754 por Luciano da Costa Teixeira e seu genro Antônio Rodrigues Frota. É uma ermita muito simples e bela, local de muitas histórias e lembranças dos pirenopolinos. Hoje se tornou um museu de arte sacra.
Imagem: Bico de pena de autoria de Di Magalhães: da Igreja Nossa Senhora do Carmo - Pirenópolis - GO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".
Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.
Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.
Adriano Curado