Depois que a comunidade de Pirenópolis se organizou melhor, a Via Sacra, procissão católica que ocorre durante a Semana Santa, ficou ainda mais linda.
Diferente de anos atrás, quando o cortejo era apenas dentro da Igreja Matriz, agora a encenação ganhou as ruas da cidade e conta com a participação do público em geral.
Vale uma ressalva para os atores, principalmente o que interpreta o papel de Jesus, que conseguem criar um clima tão verídico que algumas pessoas até passam mal ao assistir.
Os gritos e as surras são muito bem interpretados pelos atores que, pasmem, são todos amadores, habitantes da cidade e o fazem de graça, apenas para contribuir para o engrandecimento dos festejos.
Embora com certo atraso na divulgação, posto aqui algumas fotos que tiramos na Semana Santa deste ano de 2010, mais precisamente no dia 2 de abril.
As fotos cobrem parte do trajeto da Via Sacra, que saiu da Matriz, subiu pela Praça Central, virou na Rua Nova, depois voltou pela Rua Direita e terminou na pracinha em frente ao velho templo.
Adriano César Curado
Não sou uma pessoa religiosa, mas ainda assim gostei do teatro ao ar livre que encenaram em Pirenópolis, durante a Semana Santa. O duro mesmo foi suportar o sol escaldante na cabeça da gente.
ResponderExcluirRonaldo Farinha
Pirenópolis já é uma cidade mágica, ainda mais com essa grande engrandecimento de nossa cultura. Goiás é um centro de bom gosto, pois de várias formas encanta, não só pelas tradições, mas pelo modo que toca as pessoas. Morei em “Piri” e hoje ainda faço parte de uma das figuras tradicionais, o Coral Nossa Senhora do Rosário, Um toque moderno a de uma cidade histórica, que volta a reinar de forma verdadeira, sendo respeitada não só por pessoas mais velhas, mas no geral. Uma modernidade que se encontrou com as raízes sem dispersar o sentido de representar.
ResponderExcluirBelíssimas fotos! Pirenópolis é sinônimo de festa, alegria, cultura e fé. Luís Eduardo
ResponderExcluirAdorei as fotos e os textos que vc postou no blog. Vc conseguiu me viciar. Agora sempre apareço para saber se tem alguma novidade sobre Piri. Essa terra é realmente encantadora e consegue manter um vínculo perpétuo com todos que a visitam. Não há como não amar Pirenópolis. Seu povo é hospitaleiro, sua comida maravilhosa, sua natureza encantadora, e ainda tem o patrimônio histórico preservado.
ResponderExcluirSêmia Fagundes
Muito bom, tanto o texto quanto o material fotográfico. Parabéns.
ResponderExcluirBrenno Alves
Muito legal.. Gostei de ver as fotos legais e o texto bacana. A via sacra encenada de Pirenópolis foi criada por mim e meus amigos, com o apoio da PIRESEMPRE. Dirijo a peça desde do primeiro ano, e a cada ano procuramos incrementar e melhorar.
ResponderExcluirRonaldo Felix