A foto mostra uma imagem difícil de se repetir. É a Festa do Divino de José de Pina (Zé de Lulu) em 25.05.1947, e o povo foi recepcionado com um farto churrasco nas Lajes. Toda população da cidade foi convidada, e compareceram muitos homens de terno e mulheres em vestido de festa. Note que as pessoas se abaixam para lavar as mãos no rio das Almas, que àquele tempo era puro e cristalino. Hoje, obviamente, ninguém mais faz isso por conta da poluição da água.
Nem é mais possível convidar toda a população para um churrasco, dado à quantidade de habitantes de hoje em dia, além dos turistas. Achei importante resgatar o momento, principalmente para compartilhar o conhecimento de usos e costumes já extintos.
by Adriano César Curado
Essa sua matéria me ajudou a fazer um trabalho de escola. Eu não sabia que o imperador do divino comemorava com churrasco pro povo inteiro.
ResponderExcluirThanielly Fabrinny de Sousa
thafrinny@...
Adoro fotos antigas. Veja que o fotógrafo soube se posicionar num ângulo perfeito, com especial aproveitamento da luz. Parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirCintia S.
gonzadaeirmão@...
Nossa cara !!! Vc é demais. Postar uma foto dessas de graça na Net!!!! Vau mesmo!!!
ResponderExcluirPablo M. P. Perna
perna.pablo@...
Mostrei a foto para o vovô Carlos e ele me disse que esteve nesse churrasco e que foi uma festa muito bonita e organizada. Parabéns.
ResponderExcluirFlávia Siqueira
Que inveja boa desta gente que viveu numa época de tanto respeito ao próximo, amor a si mesmo e conhecimento da cultura pirenopolina! Nos dias atuais faça uma festa dessas para ver...!
ResponderExcluir