Este é um quadro emblemático da artista plástica Mara Velvet. O seu título é Das Caravelas às Cavalhadas. Ele conta a história de Goiás com riqueza de detalhes impressionantes. No topo do quadro vê-se a chegada do colonizador europeu, que encontra na praia as ocas dos nativos da terra. Em seguida nota-se a floresta ainda preservada com revoadas de pássaros. O mar se transforma numa cachoeira imensa, que divide a cena ao meio e avança o tempo para desaguar na cidade de Pirenópolis. Estão representados aí o casario colonial, os folguedos profanos e religiosos e, propositalmente, duas igrejas se fitam: uma é a engalanada Matriz e a outra, mais simples e com menos detalhes, a do Rosário dos Pretos. Sobre a Ponte do Carmo, que risca a tela na horizontal e forma uma cruz com a cachoeira, estão os escravizados africanos que garimpam na água do rio das Almas. É uma tela de proporções imensas (110x80cm) e pode ser inclusive tema de dissertações dos estudiosos de nossa cultura. Eu considero uma evolução significativa na carreira da artista, que não está engessada num estilo ou tema. A pintura remete ao naif (arte espontânea) e as pinceladas demonstram segurança nos traços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".
Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.
Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.
Adriano Curado