quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Quarta-feira de Cinzas

Passada a euforia das folias do Carnaval, a comunidade católica entra na Quaresma, e seu primeiro dia é a Quarta-feira de Cinzas. O ato de receber as cinzas na testa é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. A Quarta-feira de Cinzas se dá 46 dias antes da Páscoa, que por sua vez ocorre 50 dias antes da Festa de Pentecostes (Festa do Divino).

A entrada na Quaresma é um momento de reflexão e de busca do propósito de mudanças espirituais. Na Quarta-feira de Cinzas são celebradas missas e ao final os fieis presentes recebem a bênção com cinzas. O padre celebrante faz a cruz na testa, simbolicamente uma lembrança cristã, e ali ela tem que ficar até o pôr do sol sem ser levada.

Em meus passados tempos de menino, a Quaresma era ocasião de penitências e limitações. As contendas que eu porventura tivesse com minhã irmã e meus primos, e sempre as havia, eram guardadas num cantinho secreto da mente, até que adviesse o redentor Sábado da Aleluia. A gente dizia: por aquele motivo tal, foi tirar a aleluia em você. Hoje sei que está tudo bem diferente, até bailes fazem na Quaresma, algo inimaginável naqueles velhos tempos.

Adriano Curado


Um comentário:

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado