segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Pirenópolis compõe exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro


Na exposição interativa e sensorial estão 38 bens culturais brasileiros catalogados pelo Iphan


Com a temática ‘A celebração viva da cultura dos povos’, chegou à capital do país com 38 bens culturais já reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e Pirenópolis, claro, está na exposição. O Secretário de Turismo, Sérgio Rady, conta que a secretaria contribuiu enviando alguns elementos de mascarados e cavaleiros para incluir na exposição. “É muito importante conservar e divulgar a raiz cultural da nossa região. Somos referência cultural e ambiental, trabalhamos hoje para conservar a memória cultural e ambiental da nossa querida Pirenópolis e esta exposição agrega valor à nossa história”, afirma Rady.

A exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos, começou no último dia 27 de janeiro, e vai até o dia 27 de março, de terça a domingo, das 9h às 21h, na Caixa Cultural Brasília – Galeria Principal. A mostra é gratuita e livre a todas as idades. Nos últimos 15 anos, o Iphan vem registrando Patrimônios Imateriais Brasileiros. O conceito foi estabelecido pelos artigos 215 e 216 da Constituição Federal de 1988, que caracterizam os bens de natureza material e imaterial, incluídos os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade brasileira.

A exposição já passou pelas unidades da CAIXA Cultural do Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife e São Paulo. A mostra original apresentava 30 bens culturais declarados Patrimônio Imaterial. Com a ampliação feita pelo Iphan do registro de bens, a exposição ganha outras oito obras, que enriquecem ainda mais o conteúdo do acervo.

Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito às práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdica; e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas.

Com ambientes ricamente recriados e textos didáticos que explicam a importância dos bens para a cultura do país. A mostra foi idealizada pela relações públicas Fernanda Pereira, pelo produtor cultural Luiz Prado e pela pesquisadora e escritora Mirna Brasil Portella e tem curadoria de Luciano Figueiredo.

Exposição Patrimônio Imaterial – A Celebração Viva da Cultura dos Povos

Abertura: 26 de janeiro de 2016, às 19h
Visitação: De 27 de janeiro a 27 de março de 2016, de terça a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Principal
Endereço: SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 – Asa Sul, Brasília – DF
Telefone: (61) 3206-9448
Entrada Franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado