segunda-feira, 2 de abril de 2012

S.O. S PARA BANDA PHOÊNIX DE PIRENÓPOLIS!



      "A banda centenária pede socorro!
      Formalmente ocorreu em Pirenópolis no dia 24/03/2012 a entrega de novos instrumentos para a Banda Phoênix de Pirenópolis-Go. Representantes da cultura, da prefeitura, todos os presentes, e com orgulho se pronunciaram sobre a comemoração do dia, relatando sobre o orgulho de ouvir a Banda Phoênix, até mesmo sobre o incentivo para a cultura com os novos instrumentos.

      O que ninguém ainda sabe é que desde a Festa do Divino de 2011, onde a banda se apresentou nas alvoradas, tocando de madrugada pelas ruas da cidade, nas cavalhadas onde tocam o dia todo, e nos demais festejos, a banda não recebeu sequer “um centavo” pelo trabalho realizado. E que tipo de incentivo é este, se nem mesmo os próprios músicos tem salário? Que músico profissional ensaia, apresenta seu trabalho, toca horas e horas nos festejos desta cidade tradicional na troca de salgados e refrigerantes? Enfim, que profissional sobrevive sem salário?

      Como diz o ditado “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”, é bem assim que a Banda Phoênix se mantém agora, perante os olhos da população instrumentos novos, lindos, brilhosos, aos olhos solidários e ativos, músicos sem receber, sem incentivo, sem valor. Os músicos ao leo berram seus instrumentos, chamando a atenção para a omissão em relação à remuneração da banda. Os músicos têm instrumentos e nós temos gargantas. E vamos ficar em silêncio?

      O descaso vai se transformando em brincadeira, a omissão em desculpas, e o dinheiro que deveria remunerar a banda? Bom, este deve ter virado pó. Promessas futuras para o salário da Banda no lugar de “futuro promissor”. Estamos cheios de teatrinhos, sorrisos marotos e “pegadinhas” no ombro. Pirenópolis está perdendo o respeito, a tradição, a cultura e o amor pela nossa cidade. Uma cidade fadada ao esquecimento, à ganância, à falsidade.

      Peçamos atenção às autoridades, que olhem por nossa Banda, pela música, que dêem dignidade para os músicos remunerando-os e dando valor a este trabalho maravilhoso que é a música, caso contrário estaremos perdendo a nossa banda, e não ouviremos mais o lindo “hino do divino” na porta da igreja, nem tão pouco o cortejo das alvoradas. A banda se compõe de “um bando”, um bando de gente honesta, simples e profissional que gosta do que faz, e faz maravilhosamente com muito prazer. Sem remuneração um profissional não sobrevive e tão pouco tem valor, sem valor ele desiste de tocar, com o instrumento guardado não se forma uma banda, na ausência da banda não temos festa do divino, nem o carnaval, nem qualquer outro festejo.

      Imploramos às autoridades através de um pedido, salvem nossa banda, dêem olhos e ouvidos aos músicos, remunerem os profissionais, enfim, salvem a tradição de nossa cidade, pois uma banda centenária sobrevive também de dignidade, valor, respeito e salário. A banda não é enfeite na cultura e muito menos fantoche.

      S.O. S para a Banda Phoênix, salvem-na, remunerem, é uma troca de valores, de honra e respeito.

      Como dizia Victor Hugo: 'A música expressa o que não pode ser dito em palavras, mas não pode permanecer em silêncio'."
 
Texto de autoria de Uiara Pereira de Pina, Socióloga e Bacharel em Direito, e-mail: uiarap@yahoo.com.br

4 comentários:

  1. UIARA PEREIRA DE PINA3 de abril de 2012 às 09:56

    Primo querido!Obrigada por publicar este artigo em seu blog.Realmente o que está acontecendo em Pirenópolis, não pode ficar oculto, absurdos, mentiras, falsidade, descaso, omissão, enfim, fatos e mais fatos que ainda estarão estampados nos jornais.Se a gente não "bota a boca no trombone" os pirenopolinos serão ainda mais enganados, infelizmente essa é a realidade.Obrigada pelo carinho e atenção com o artigo.Abraços.E uma dica eu deixo: ACORDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA PIRENÓPOLISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS, ESTÃO ACABANDO COM NOSSA TRADIÇÃO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns para Uiara, que teve a coragem de botar a boca no trombone. De fato precisamos saber aonde foi parar o dinheiro da banda. O Estado repassou? Quem recebeu? Alguém deixou de repassar ao músicos e isso é grave demais. Se foi desviado e empregado em outros pagamentos, agiu seu gestor errado, pois os músicos precisavam receber. É mesmo o início do fim da cultura.

      Excluir
    2. Tadinhos dos músicos, tocaram e não receberam!

      Excluir
  2. UIARA PEREIRA DE PINA27 de abril de 2012 às 15:58

    AINDA QUERO POSTAR O DESRESPEITO COM OS MÚSICOS...NÃO VÃO RECEBER AINDA ESTE ANO, SÓ QUEREM PAGAR O ANO QUE VEM.ABSURDOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!E ADIVINHEM A BANDA NÃO TOCA NA FESTA.....ESTA É A INFORMAÇÃO DIRETA, E QUENTE....

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado