quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Terra branca

     Recentemente recebi de presente do amigo José Mendonça Teles um livro que muito me impressionou. Trata-se de “Terra branca, terra vermelha”, de Maria Adélia Mendonça Arantes [1] (Rio de Janeiro: Editora Galo Branco, 2007). A “terra branca”, no caso, é Pirenópolis, e a “terra vermelha” a cidade de Bela Vista, para onde ela se mudou mais tarde.

     Selecionei uma passagem impressionante do livro, fato ocorrido há quase um século:

     “Uma das consequências da primeira guerra mundial foi a gripe espanhola. Em Pirenópolis ela se alastrou na cidade e chegou até nossa casa. (…)
     Minha mãe pressentiu que ia pegar a gripe, que vinha atacando pela sequência todas as casas da Rua Direita, principalmente as mulheres de resguardo. A certa altura, ela disse que seria a próxima. E minha mãe apanhou a gripe espanhola. Fortíssima. Ela adoeceu no dia 26 de abril e morreu no dia 26 de maio de 1919. Foi a maior dor da minha vida. Eu adorava minha mãe. Não vou entrar em detalhes. Ela morreu só com meu pai, tia Natália de Pina, Dr. Olavo e eu. Não havia um vizinho que pudesse ajudar, porque na nossa rua quase todos estavam doentes com a espanhola.” (p. 100)

[1] Maria Adélia Mendonça Arantes, mais conhecida por Dona Menina, nasceu em 05/02/1906, na cidade de Pirenópolis. Aos 18 anos de idade transferiu-se para Bela Vista de Goiás, onde lecionou no Grupo Escolar Antônio Carlos, criado em março de 1925. Faleceu em Bela Vista de Goiás em 03/09/1991.



Casarão na rua Direita onde morou Dona Menina

5 comentários:

  1. Que história impressionante! Dá até para imaginar o pânico com a proximidade da peste.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia estou precisando adquirir o livro" TERRA BRANCA, TERRA VERMELHA" de Maria Adélia Mendonça Arantes vocês teriam em estoque para me vender um exemplar? Qual o valor? Aguardo respostas. Obrigado. Paulo Brito do Prado.

    ResponderExcluir
  3. Paulo Brito, não vendemos esse livro, que está esgotado. O exemplar da matéria foi um presente do escritor José Mendonça Teles, sobrinho da autora.

    Att.

    Adriano Curado

    ResponderExcluir
  4. Sr. Adriano César Curado gostaria de saber se por gentileza o senhor poderia digitalizar as páginas que falam sobre o Canto do Perdão ai de Pirenópolis e enviar para meu e-mail. Estou fazendo um trabalho sobre o Canto do Perdão e me disseram que neste livro a autora faz referência a esta manifestação cultural, já procurei este livro em todos os lugares aqui em Goiás e Goiânia infelizmente não consegui encontrar, fui a procura de José Mendonça Teles mas ele esta doente e não consegui ter acesso ao seu exemplar. Caso seja possível ficaria muito agradecido. e-mail: paulobritogo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adriano César Curado muito obrigado por ter me enviado o livro, como posso pagar? A pesquisa em Goiás agradece pela disponibilidade e o pronto atendimento.
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado