quinta-feira, 26 de abril de 2012

A terra de minha terra



     Eis a terra de meus pais, de meus avós, de todos aqueles que me precederam nesta longa caminhada espiritual. Sou um privilegiado por pertencer ao seleto grupo dos que conhecem Pirenópolis, sua gente, seu casario secular, suas ruas de infinitas histórias. 

     Nas madrugadas festivas, quando dobram os sinos em alegria incomparável, somos hipnotizados pela moçada da velha banda e seguimos sonolentos pelas alvoradas extravagantes. 

     Nas noites de quietude, quando a lua cria figuras sinuosas e traiçoeiras no pé-de-moleque, um violão convoca um cavaquinho, que intima uma flauta, que convida um seresteiro. 

     E quando a vida finalmente me tornar história, que o pó deste perecível corpo se funda ao adobe de algum muro ornado por multicoloridas e perfumadas flores do campo.

      Eis aqui a minha amada terra.


Adriano César Curado

13 comentários:

  1. Adriano, sua prosa poética é simplesmente espetacular. As palavas se enfileiram numa composição carismática e cativante. Meus parabéns pela linda postagem de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Todos temos que honrar a terra onde fincamos nossos sonhos, porque ela retribuirá com a máxima do amor.

    Moço, mas que postagem linda essa...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos somos um pouco da aldeia em que fomos lançados à luz.

      Linda postagem, adorei.

      Excluir
  3. Sua poesia derrama do texto, faz a gente imaginar essa cidade por detrás da própria história que a circunda. Lindo, lindo mesmo. Agora, só espero que você demore muito ainda a se tornar adobe dos muros antigos! – KKK

    ResponderExcluir
  4. Seu amor por sua terra é invejável! Quantos de nós almejamos idolatrar as Terras parisienses, ou qualquer outra grande metrópole brasileira, deixamos nossas raizes e nos filiamos a de outros que nem ao menos nos abraçam!

    O Amor é sempre muito nobre, em toda e qualquer extensão!

    Ame, mas ame de verdade que nunca vai te odiar!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Vocês são muito felizes por pertencer a esta linda Pirenópolis. Eu fui criada sempre em cidade grande, com muito cinza do concreto, muita fumaça da poluição, sem uma identidade com que ter afinidade.

    Quem tem a sorte de possuir uma cidade como essa para chamar de “sua” deve levantar as mãos aos céus e agradecer bastante.

    E você, Adriano, sabe bem desenhar com tintas de palavras seu berço cultural. Meus parabéns, essa é das melhores mensagens que já li na Net.

    ResponderExcluir
  6. Porque há lugares, meu Deus,

    que têm de ser mantidos.

    E é preciso que tudo isto continue,

    Quando já não for como agora,

    Mas melhor.


    Charles Péguy

    ResponderExcluir
  7. O homem tem que se apegar ao seu rincão, ainda que seja um torrão de terra, para manter uma identidade com que seguir vida afora. Sua postagem foi muito bem escrita, pois aborda a essência do ser humano. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela sua excelente postagem, que defende a luta pela cultura nativa contra o imperialismo dos enlatados que nos empurram diariamente. Valorizando sua terra você se torna uma pessoa muito mais forte.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da sua postagem bairrista porque conta um pouco de todos nós. A aldeia é o próprio homem. Meus parabéns pelo seu blog lindo, que enche os olhos de quem ama Pirenópolis, a cidade dos sonhos!

    ResponderExcluir
  10. Que belo texto, escritor. É poesia pura. Meus parabéns, você escreve muito bem.

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado