quarta-feira, 4 de maio de 2016

Tocha olímpica inicia percurso em Goiás por cenário natural exuberante

Maior símbolo dos Jogos Olímpicos de 2016, chama passará pelas mãos de 448 condutores nas 15 cidades goianas que compõem o trajeto

Por Corumbá de Goiás
Tocha olímpica chega a Corumbá de Goiás (Foto: Guilherme Gonçalves/GloboEsporte.com) 
Tocha olímpica chega a Corumbá de Goiás 
(Foto: Guilherme Gonçalves/GloboEsporte.com)

A tocha olímpica já está em território goiano. A flama desembarcou pontualmente às 11h20 desta quarta-feira no mirante do Salto do Corumbá, em Corumbá de Goiás, a 113 km de Goiânia. O símbolo maior dos Jogos Olímpicos de 2016 passará pelas mãos de 448 condutores nas 15 cidades goianas que compõem o trajeto. Ao todo, 1,3 mil quilômetros devem ser percorridos no estado.


A passagem pelo Salto Corumbá, que conta com uma cachoeira de 70 metros de altura e paredões de pedras, durou alguns minutos. O cenário foi escolhido para tirar a primeira foto oficial com a tocha em solo goiano. O agropecuarista José Quirino Goveia Morais, de 60 anos, foi o primeiro goiano a conduzir a tocha.

- É um privilégio ser o primeiro condutor. Sou rei momo nas Cavalhadas de Corumbá há 30 anos, algo que faço com muito prazer. Estou contente e orgulhoso - disse.
Sob forte aparato de segurança, o símbolo foi levado em seguida para a cidade de Corumbá de Goiás, onde foi recebido por autoridades e bandas locais. Também houve uma encenação das Cavalhadas de Corumbá em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França.

Tocha olímpica em Corumbá de Goiás (Foto: Guilherme Gonçalves/ GloboEsporte.com) 
Tocha olímpica em Corumbá de Goiás 
(Foto: Guilherme Gonçalves/ GloboEsporte.com)

Chamado de "homem tocha", o médico goiano Lúcio Monteiro se vestiu de chama olímpica para receber o símbolo oficial dos Jogos Olímpicos de 2016. Ele usou a fantasia na última edição da corrida de São Silvestre.

- Mesmo não sendo condutor, vou correr atrás da tocha em várias cidades. Aqui em Corumbá de Goiás, em Goiânia, em Caldas Novas- contou o médico.

Em Goiás, médico usa fantasia de chama olímpica: Homem-tocha (Foto: Guilherme Gonçalves/ GloboEsporte.com) 
Em Goiás, médico usa fantasia de chama olímpica:
 "Homem-tocha" 
(Foto: Guilherme Gonçalves/ GloboEsporte.com)

A passagem da tocha atraiu moradores e estudantes de Corumbá de Goiás. Eles se reuniram na praça da cidade para acompanhar a solenidade.

O comboio com a chama olímpica saiu por volta das 12h30 em direção a Pirenópolis. A cidade é uma das mais antigas do Centro-Oeste e tem seu conjunto urbanístico, paisagístico e histórico tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em frente à Igreja da Matriz, haverá apresentação das tradicionais cavalhadas, uma representação de luta entre mouros e cristãos. O arvorismo será no Santuário de Vida Silvestre Vagafog.

Moradores de Corumbá de Goiás se reúnem para acompanhar passagem da tocha olímpica pela cidade (Foto: Guilherme Gonçalves/GloboEsporte.com) 
Moradores de Corumbá de Goiás se reúnem para 
acompanhar passagem da tocha olímpica pela cidade
 (Foto: Guilherme Gonçalves/GloboEsporte.com)
Em Pirenópolis, a tocha passará pelas mãos dos sertanejos Zezé di Camargo e Luciano. Os cantores disseram que o convite para conduzir o símbolo no município em que nasceram veio para “coroar” os 25 anos de carreira da dupla. Uma das 20 melhores atletas do mundo no mountain bike, a ciclista 

O percurso desta quarta-feira termina em Anápolis. A tocha será recebida por estudantes vestidos com as cores dos aros olímpicos e com salva de tiros de canhão em quatro pontos do percurso. A parada final na "Manchester goiana" - em alusão à característica industrial da região, também conhecida pelo polo farmacêutico - será o Parque Ipiranga.

Salto do Corumbá (Foto: Divulgação) 
Salto do Corumbá é o ponto de partida da tocha em Goiás 
(Foto: Divulgação)
Segundo dia

A tocha continua em Goiás na quinta-feira. O símbolo deixa o território anapolino e segue para Itaberaí, cidade de Goiás, Inhumas e Goiânia, onde está previsto para chegar às 16h.
O trajeto na capital começará na Praça do Trabalhador e terminará na Praça Cívica. Dentre os convidados para conduzir a tocha em Goiânia estão os sertanejos João Neto e Frederico. Multicampeã do tênis de mesa, a atleta paralímpica Jane Karla também levará o símbolo por ruas da capital. A banda Jota Quest ficou encarregada de encerrar a festa em Goiânia.

Tocha olímpica chega a Goiás (Foto: Guilherme Gonçalves/ GloboEsporte.com) 
Tocha olímpica é acesa em Goiás 
(Foto: Guilherme Gonçalves/ GloboEsporte.com)

Fim do percurso
Na sexta-feira, a tocha passa por Trindade e Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia. O percurso segue para Piracanjuba, Morrinhos e termina em Caldas Novas.
A tocha olímpica encerra sua passagem pelo território goiano no sábado (4). O símbolo será conduzido por Pires do Rio, Ipameri e Goiandira. Depois, inicia o tour por Minas Gerais.
Serão mais de 300 cidades em solo nacional até a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no dia 5 de agosto, no Maracanã. Vão ser 12 mil condutores nos 95 dias de revezamento.

Fonte site http://globoesporte.globo.com/go/olimpiadas/tocha/noticia/2016/05/tocha-olimpica-inicia-percurso-em-goias-por-cenario-natural-exuberante.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado