quarta-feira, 15 de maio de 2013

O alfenim na Festa do Divino



     Alfenim é a arte de esculpir em açúcar. Chegou em Pirenópolis provavelmente trazida pelos primeiros portugueses e se instalou em nossa cultura.

Alfenis com formatos diversos

     Na Festa do Divino, o alfenim mais famoso leva o nome de verônica e lembra uma hóstia. Esse doce tão conhecido na culinária goiana esteve presente, de acordo com a tradição oral, em todas as Festas do Divino. Era tradição o Imperador mandar distribuir nas casas verônicas e pãezinhos-bentos, em comemoração ao seu império.

Verônica com tema religioso católico

     E já que estamos em clima de Festa do Divino de Pirenópolis, com tocatas na porta da igreja e foguetório, e também para comemorar a Festa de Pentecostes, daremos hoje uma receita de alfenim. Quero de antemão agradecer dona Aparecida da Silva que  confeccionou as peças especialmente para esta matéria.

Alfenim em formato de animal

INGREDIENTES
1 kg de açúcar
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
manteiga

Forma onde é moldada a verônica,

MODO DE PREPARAÇÃO
     Leve o açúcar ao fogo com água e vinagre e deixe ferver até o ponto (bola mole). Derrame a calda num recipiente de metal untado com manteiga e que se encontre dentro de outro recipiente com água fria. Quando o açúcar começar a grudar na lateral, puxe-o para dentro com uma espátula. Deixe esfriar um pouco e mexa o açúcar com as mãos, esticando-o, dobrando-o e voltando a esticá-lo até ficar bem elástico, opaco e branco. Divida a massa em pedaços com uma tesoura e crie o alfenim enquanto ainda morno.


Fonte:

Livro de Receitas de Marta de Pina
Alfenis e verônicas confeccionados por Aparecida da Silva, 70 anos, em Pirenópolis


Verônica com símbolo religioso católico

3 comentários:

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado