sexta-feira, 3 de maio de 2013

A chama



     Aproxima-se a Festa de Pentecostes, e a pequena cidade, poéticos casarões empilhados à beira da ladeira, aguarda ansiosa pelas festividades. Mas não se trata aqui apenas de cavalhadas, congos, congadas, foguetório, dança, folias, cantos.

      É muito mais que isso.

     É um fogo ardente que queima lá dentro da gente e expõe aquele fervor reverencial que aproxima o homem de Deus há tempos. É a vontade de exaltar a Divindade existente dentro de cada um de nós, e esse querer é traduzido pelas manifestações espontâneas de alegria e exaltação.

     Essa felicidade se vê na interação entre o sagrado e o profano, o refinado e o rústico, o tradicional e o moderno. Tudo isso convive harmonioso para dar grandeza ao fogo que queima mas não arde. A chama!

     E é por tudo isso que o louvor ao Espírito Santo tem mesmo que ser assim colorido, barulhento, grandioso, feito por muitas mãos e incontáveis corações, pensado e repensado todos os dias durante um ano inteiro. São polacos e guizos, são alvoradas de madrugada, são foguetes que riscam o céu, são repiques de sinos, são bandeiras vermelhas que contrastam com o céu azul.

     Se há ou não plateia, isso é irrelevante. O que importa mesmo é que lá no íntimo de cada um, no recesso sagrado do lar espiritual, é depositada a oferenda de adoração plena à figura inigualável de Deus.

     Eis a Festa de Pentecostes.

Adriano César Curado

2 comentários:

  1. Adriano, o grande escritor que você é se sobressai nos textos mais simples e que se tornam os mais grandiosos. Você conseguiu sintetizar exatamente a alma pirenopolina ante a festa do Divino.

    É isso mesmo.

    A festa é tão viva e autêntica porque lá no íntimo de todos ainda arde acesa A CHAMA.

    Para mim foi sua melhor página até o momento. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu texto A Chama é uma verdadeira radiografia espiritual daquilo que se passa no íntimo de um povo alegre e festivo quanto o de Pirenópolis. É mesmo viva e pulsante o coração dessa festa. Eu até hoje nunca presenciei uma manifestação assim tão autêntica. Receba também os meus parabéns pela obra de arte.

      Excluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado