sexta-feira, 19 de abril de 2013

Eram as telhas feitas nas coxas dos escravos?


 



     Hoje, mais uma vez, presenciei a lenda de que as telhas do tipo “capa-canal” ou colonial eram feitas nas coxas dos escravos.
     Bom, para aqueles que continuam a perpetuar este mito, indico vivamente o artigo do arquiteto Prof. José La Pastina Filho (superintendente do IPHAN no Paraná), intitulado “Eram as telhas feitas nas coxas das escravas?” (disponível em: www.culturaespanha.org.br/download.php?codigoArquivo=40).



     Segundo La Pastina, a comparação ocorre, pois há semelhança na forma tronco-cônica entre o formato das telhas tradicionais e a parte superior das pernas dos humanos. Entretanto, possuindo o “know-how” de mais de três décadas restaurando as coberturas de edifícios, o autor expõe claramente, por meio de um estudo de caso, de que tal associação entre coxas humanas e telhas não passa de uma lenda histórica, sendo as telhas produzidas sobre moldes de madeira.



    “Para confirmar nossa convicção das inconsistências da assertiva popular – telhas feitas nas coxas dos (as) escravos (as) – tomamos as medidas das coxas de um homem de 1,80m de altura e verificamos que, usando-a como molde, só seria possível a fabricação de uma minúscula telha de 36cm de comprimento. Sem maiores preocupações com aspectos de anatomia humana, se estabelecermos uma simples regra de três, poderemos verificar que, para fabricar uma telha de 77 cm, precisaríamos contar com um escravo de 3,95m de altura. Além disto, em termos de otimização de força de trabalho, mesmo numa sociedade escravocrata, teríamos uma perda substancial na força de trabalho: um escravo imobilizado, com lâminas de barro sobre suas duas coxas, e pelo menos dois outros para remover cada uma delas e transportá-las ao estaleiro.” (La Pastina Filho, 2006).



     Pois então, será mesmo que os escravos possuíam mais de 3 metros de altura ou será que a nossa sociedade sempre quis enxergar o lado pejorativo da expressão “feito nas coxas”?

Danilo Curado

9 comentários:

  1. Somente há uns poucos anos - quando eu já ultrapassara a marca de 50 e tantos anos - ouvi a relação entre "feito nas coxas" com a lenda das telhas coloniais.
    Na minha adolescência, quando os palavrões e eufemismos se tornaram corriqueiros nas nossas falas de ginasiais, "feito nas coxas" remetia a outra coisa - o sexo incompleto, sem penetração. E "feito nas coxas" significa, por extensão, qualquer trabalho mal concluído ou de má referência.

    ResponderExcluir
  2. Maria Joana de Lima Sousa22 de abril de 2013 às 09:23

    Muito bem escrito esse texto, um trabalho bem elaborado com pesquisa consistente e que consegue sanar a velha questão da telhas feitas nas coxas. Parabéns ao dr. Danilo Curado.

    ResponderExcluir
  3. Luciano de Oliveira.22 de abril de 2013 às 12:35

    Podem achar um exagero da minha parte, principalmente as pessoas que não conhece, mas no casarão da minha familia, os caibros são parte rolisos e partes quadrados feito no machado ou no serrotão e no lugar das ripas são reguas de até dez cm de largura, as telhas tem algumas que passam oitenta cm de comprimento, dúvida? vai lá e confere...

    ResponderExcluir
  4. Tem apenas um "pequeno erro" neste argumento. Não sei se o autor já teve contato com uma telha colonial de barro mas, com certeza, não mede 77 cm. Todas ficam próximas dos 37 cm. Outro detalhe é o pejorativo da situação. Não eram todas feitas assim, só as mal feitas. Por isso a expressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "possuindo o “know-how” de mais de três décadas restaurando as coberturas de edifícios"

      estava lá no texto, amigo.

      Excluir
  5. Tenho 350 telhas antigas feita nas coxas para vender

    ResponderExcluir
  6. A parte de cima de algumas já observei marcas de dedos fazendo riscos sinuosos, não sei se era ornamento ou simplesmente o manuseio delas moles. Gosto muito desse modelo de telha antiga e penso que devem ser conservadas como elementos históricos, ou pelo menos reutilizadas quando possível em ornamentação de construções rústicas.

    ResponderExcluir
  7. Essa lenda ,se for lenda,é internacional,pois é contada como fato em museus jesuítas na Argentina,inclusive com maquete mostrando o trabalho escravo dos índígenas.Eles tem amostras de telhas inclusive feitas por crianças.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado. Talvez fosse interessante também pesquisar quando a expressão "feito nas coxas" aparece no corpus da língua portuguesa. Até onde eu tenha visto, não antes da década de 60 do século XX. Com certeza, não é coisa do século XIX !

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado