quarta-feira, 23 de maio de 2012

A dança e o teatro



     A Festa do Divino de Pirenópolis não seria a mesma sem duas manifestações culturais importantíssimas: a DANÇA e o TEATRO. 

     Desde o século 19 que ali se apresentavam inúmeros espetáculos dessa natureza, em especial durante as comemorações de Pentecostes, quando então ficava ao livre arbítrio do imperador autorizar ou não a apresentação. 

     Mas nem só durante as festas ocorreram encenações desse tipo, tanto que o primeiro prédio de teatro da cidade foi construído ainda em 1860, pelo comendador Manuel Barbo de Siqueira.

      O segundo teatro foi erguido em 1899 por iniciativa de Sebastião Pompeu de Pina e ainda existe no largo da Matriz. Em 1919 o padre Santiago Uchôa levantou o prédio que seria o terceiro teatro local, que mais tarde recebeu o nome de Cine-Teatro Pireneus, na rua Direita.

     No que se refere à peças teatrais, muitas foram apresentadas durante a Festa do Divino, a exemplo do drama Demofonte (maio de 1837, junho de 1878 e maio de 1969), o drama Aspásia (junho de 1837), o drama Fantasma Branco (junho de 1867 e maio de 1885), bem como Estátua de carne, O poder de ouro e Graças a Deus (em maio de 1874).

      Em relação à dança, podemos ressaltar as danças folclóricas, os torneios de catira, a complicadíssima encenação da contradança com suas fitas multicoloridas trançadas, além das coreografias do congo e da congada.

      Num misto entre o teatro e a dança, a principal manifestação é a peça As pastorinhas.

Bibliografia:
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Divino, o santo e a senhora. Rio de Janeiro: Funarte, 1978.
CURADO, Glória Grace. Pirenópolis: Uma cidade para o turismo. Goiânia: Oriente, 1980.
JAYME, Irnaldo. Furacão histórico. Anápolis: Ed. Cristã Evangélica, 1970.
JAYME, Jarbas. Esboço histórico de Pirenópolis., Tomos I e II. Goiânia: UFG, 1971.


Adriano César Curado




4 comentários:

  1. Caro Adriano César, realmente um povo sem história não é nada.A dança, pode-se dizer, é um fato folclórico completo, pois possui todas as suas principais características. É a manifestação espontânea de uma coletividade, sendo portanto coletiva e aceita pela sociedade onde subsiste. Tem como cenário normal as ruas, largos, praças públicas e possui estruturação própria através da reunião de seus participantes e ensaios periódicos. As danças brasileiras, não só pela quantidade e variação, como pela sua freqüência, são as expressões mais fiéis de nosso espírito musical. Portanto, parabéns pelo seu post, que como sempre nos faz participar dele com muita alegria,

    ResponderExcluir
  2. Essa Pirenópolis é mesmo muito rica em cultura. Quando penso que já esgotou todo o repertório cultural, você vem com essa novidade. Não sabia das peças teatrais, parece que antigamente o povo era mais festivo. Parabéns pela postagem, ficou ótima.

    ResponderExcluir
  3. Adriano Curado, com tanta história assim não é de admirar seja sua cidade tão comentada por todos os lados.

    Mês passado eu estava no bistrô Chez L´Ami Jean, em Paris, e na mesa ao lado um casal francês comentava que havia conhecido Pirenópolis, em Goiás, e que tinha se deliciado com a gastronomia local. Olha, Adriano, não sei se você conhece Paris, mas ouvir isso de um francês é a coisa mais difícil do mundo.

    Linda essa sua postagem sobre dança e música. Ficou perfeita e completa.

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO A TODOS VOCÊS QUE SEMPRE COMENTAM AS POSTAGENS DESTE BLOG. É POR LEITORES ASSIM QUE VALE A PENA CONTINUAR COM AS PUBLICAÇÕES. SENTI SUA FALTA, CÍCERO.

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado