terça-feira, 25 de setembro de 2012

General Joaquim Xavier Curado, um grande pirenopolino

Igreja Matriz de Pirenópolis, local do batismo de Xavier Curado

     Dentre os tantos nomes grandiosos que nasceram em Pirenópolis, está entre os de maior destaque o General Joaquim Xavier Curado (Pirenópolis, 2.12.1746 – Rio de Janeiro, 15.9.1830), primeiro e único barão com grandeza e conde de São João das Duas Barras.

     Nasceu o General Curado na Fazenda Santa Rita, distante 18 quilômetros de Meia Ponte (nome da época), onde seu pai era juiz ordinário, e foi batizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, 10 dias depois. (1)

     Sua biografia é muito rica em detalhes e a exploraremos aqui em postagem distinta. Mas por agora adianto que foi ele grande militar e administrador público que muito engrandeceu o Brasil.

General Joaquim Xavier Curado

     O renomado escritor Bernardo Élis nos ensina: “Também em Meia Ponte aportou o jovem Tenente José Gomes Curado, português, homem de certa cultura, educado, que em 1750 era juiz ordinário no Julgado. Com ele se casou, em 1740, a moça Maria Cerqueira de Assunção, segunda filha do Tenente-Coronel Costa Abreu, que foi morar no solar que o marido construiu na fazenda 'Santa Rita', a 3 léguas da Vila, onde possuía grande casa residencial, com senzalas e casa de engenho. Os escombros provam as dimensões afidalgadas do estabelecimento rural. Aí nasceram seus filhos:
     Ana Timótea (20-VIII-1741)
     JOAQUIM XAVIER CURADO (2-XII-1746/15-IX-1830)
     Francisco Xavier Curado (20-IV-1750)
     Feliciana Antônia Curado (20-V-1752/12-V-1811)
     Maria Josefa Curado (3-V-1754/3-IX-1806)” (2)

Estátua de Xavier Curado em Ipameri/GO
no 41º Batalhão do Exército
     E para completar, publicamos seu termo de batismo, com a ortografia da época:

“Aos doze de Dezembro de mil sette centos e quarenta e seis, nesta Matriz de Nossa Senhora do Rozario da Meiaponte Comarca de Goyaz, baptizou epoz os Santos Oleos o Reverendo Coadjutor Manoel Pereyra de Souza a Joachim, innocente tendo nascido aos dous do mesmo mez, filho legitimo de José Gomes Curado e de sua mulher Dona Maria Pinheiro de Serqueira da Assumpção moradores nesta Freguesia, nepto pella parte paterna do Tenente Coronel Clemente da Costa e Abreu e Dona Maria Pinheiro de Serqueira, e pella parte materna, Digo, nepto pella parterna de Manoel Martins e de sua mulher Maria Gomes, moradores que forão, e naturaes do lugar Quintan termo da Villa de Certan, Priorado do Crato, e pella materna do Tenente Coronel Clemente da Costa e Abreu natural da cidade de Lisboa, e baptizado na Freguezia de Nossa Senhora do Socorro e de Dona Maria Pinheiro natural da Villa de Outu do Bispado de San Paulo e na mesma Freguezia baptizada e forão padrinhos os mesmos avos maternos e para constar fiz este assento, dia, era ut supra. O Vigario Manoel Nunes Colares da Motta” (3)

Fonte: 
(1) JAYME, Jarbas. Cinco vultos meiapontenses. Goiânia, Edição Revista Genealógica de São Paulo. 1943
(2) ÉLIS, Bernardo. Coleção Alma de Goiás. Rio de Janeiro: José Olímpio Editora. Vol. 5, p. 15
(3) Livro de Batistério da Matriz de Pirenópolis, de 1732 a 1747, fls. 25, “in”: JAYME, Jarbas, Rio Bonito, Famílias Pirenopolinas (Ensaios Genealógicos) - Volume I, p. 167, Goiânia: 1973


Adriano César Curado

10 comentários:

  1. Adriano, parabéns pelo texto. O General Curado, como grande pirenopolino que é, merece sempre ser lembrado e ovacionado, para que sua memória não se apague jamais.

    ResponderExcluir
  2. A grande vantagem deste seu site é descobrir aqui postagens originais. Em que outro lugar a gente pode ler sobre um general esquecido pela história? Só você mesmo, Adriano, para nos brindar com essas boas surpresas.

    ResponderExcluir
  3. O grande General Joaquim Xavier Curado nasceu em Pirenópolis, quando ainda se chamava Meia Ponte, e de lá partiu para prestar relevantes serviços ao Brasil.

    Essa sua postagem foi muito feliz ao abordar esse vulto ímpar da história imperial brasileira, exaltando assim os feitos de um pirenopolino digno de nota.

    Meus parabéns, caro historiador.

    ResponderExcluir
  4. Joaquim Xavier Curado, que nasceu em Pirenópolis, merece todas as homenagens. Foi um herói que o Brasil esqueceu e que merece ser relembrado sempre.

    Parabéns pela sua postagem.

    ResponderExcluir
  5. Esse pirenopolino general Xavier Curado é um marco para a história brasileira. E pensar que ele veio desses sertões tão distantes!.

    Parabéns, historiador, sua pesquisa está impecável.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito satisfeita em saber que minha Pirenópolis tem um filho tão ilustre. Pena que ele é desconhecido do grande público e ainda não conseguiu resgatar seu lugar na história deste país.

    ResponderExcluir
  7. Imagine a dificuldade que esse Xavier Curado teve para sair de Pirenópolis, onde nasceu, e no século 19 chegar ao Rio de Janeiro e se tornar um soldado do Império.

    Adriano, você que é escritor e tem talento, conte em forma de romance a vida desse homem tão valoroso.

    ResponderExcluir
  8. Um grande vulto de Pirenópolis que você resgata neste espaço. Salve o general da Independência do Brasil!!!

    ResponderExcluir
  9. Também no livro de Bernardo Élis consta que o General Xavier Curado foi o fundador do Exército Brasileiro, nobre brasileiro, exemplo de dignidade e amor à Patria. Filho ilustre de Pirenópolis.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelas informações postadas... História revivida em palavras. Lembranças de valorosos Goianos.

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado