sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Furto na Banda Fênix



     Uma lástima a furto dos instrumentos da Banda Fênix de Pirenópolis, ocorrido entre os dias 20/21 de setembro de 2012. São peças caras, obtidas através de doações de particulares ou leis de incentivo à cultura.

     Não é fácil nem barato montar e manter uma banda de música, mormente nos dias atuais, em que essas corporações musicais estão “fora de moda”, só persistindo em cidades do interior e em organizações militares. Realidade diferente de muitos anos atrás, quando Pirenópolis possuía duas bandas – a Fênix e a Euterpe.

     Mas o furto ocorreu porque grande é o descaso para com nossa centenária corporação musical. Até hoje ela não tem uma sede própria, precisa da benevolência dos outros para continuar seus ensaios. A área pública que lhe foi destinada, há dez anos atrás, caducou porque ninguém quis investir no projeto criado.

     Abandonada à própria sorte, a Fênix tenta sozinha ressurgir das próprias cinzas a cada desafio. Na Festa do Divino deste ano, por exemplo, foi preciso uma ameaça de “greve” para receber o pagamento pela participação na festa do ano passado.

     Não seria agora o instante de Pirenópolis cuidar melhor desse seu patrimônio histórico imaterial?

     Fica a reflexão.

Adriano César Curado

2 comentários:

  1. Adriano, concordo com o seu texto sobre os descasos de Pirenópolis. Precisamos mesmo de uma política pública voltada para a cultura nativa e não essas manifestações de cunho promocionais que pouco acrescentam à cidade. Esse Canto da Primavera, por exemplo, é uma lástima porque só traz desgastes para Pirenópolis.

    Lamento a furto dos instrumentos da banda e espero, como você, que isso sirva de alerta para as autoridades, que devem dar mais atenção ao cultural.

    Parabéns pela corajosa postagem.

    ResponderExcluir
  2. Caro Adriano, realmente a gatunagem chegou até a Banda. Absurdo se eu disser que fico triste com isso. Fico abismado pela coragem de furtarem instrumentos de uma corporação centenária como a da Banda Fênix.Onde estamos? Já não basta ter que aguentar mensalões, caixas de pandora, e outros bixos por ai a fora. Vamos aguardar até outubro, para poder cobrar veementemente do novo prefeito uma postura com relação a cultura, aliás cobrar não, exigir da noca administração o resgate das coisas históricas da bela Pirenópolis.Mais uma vez, fico contente pela sua postagem de utilidade pública.Abraço no amigo.

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado