sexta-feira, 20 de julho de 2012

O tijolo de adobe


Casarão em Pirenópolis com adobe à mostra


     Nos dias atuais é bem comum encontrarmos casarões descaracterizados em Pirenópolis, conforme já demonstrei exaustivamente nas postagens sobre a Casa Pirenopolina (links na lateral da página). E uma das descaracterizações mais comuns é a troca do velho adobe pelo tijolo comum. Os adeptos dessa prática ruim defendem ser difícil, nos dias atuais, encontrar adobes para comprar, enquanto que os tijolos são achados em qualquer casa de material de construção.

        Que é o adobe? É um tijolo composto de terra crua, água, palha e fibras naturais (como esterco de gado), que são moldados artesanalmente em fôrmas e cozidos ao sol. Trata-se de um dos mais antigos materiais de construção do mundo e é descrito inclusive no Livro do Êxodo, da Bíblia.

Muro antigo de adobe

     A “história já o comprovou um material de grande durabilidade, inclusive nas cidades históricas brasileiras, como Ouro Preto e Pirenópolis, que ainda possuem muitas casas de tijolos de adobino.” (Wikipedia)

        Os antigos estavam certos em utilizar o adobe na construção de seus casarões, que já duram séculos, são arejados no verão e com temperatura amena no inverso.

Muro moderno de abobe

       São vantagens das construções de adobe:

  1. O barro é um material reutilizável. Quando não cozido, pode ser triturado e umedecido para voltar ao estado original. Sendo assim não gera resíduos em uma obra e não contamina o ambiente.
  2. O barro é um material econômico. Pode ser encontrado na maioria das vezes, próximo aos locais de obras e, por vezes, pode vir a substituir outros materiais de construção. Não necessita de muita energia integrada à obra, ou seja, em sua preparação, transporte e armazenagem, muito pouco é gasto.
  3. Excelente regulador de umidade, o barro tem a propriedade de expelir e armazenar água devido à alta capilaridade de suas moléculas. É um material muito poroso. Construções de barro podem absorver até 30 vezes mais umidade do que uma de tijolo cozido. Ambientes sob paredes de barro se tornam salubres, pois há pouca variação de umidade, normalmente estabilizam em 50 % o ano todo.
  4. O barro é um ótimo isolante térmico, mantendo a temperatura dos ambientes sempre balanceados.
  5. O barro preserva materiais orgânicos dentro de sua mistura. Devido à alta capilaridade e ao baixo equilíbrio de umidade, o material totalmente envolto ao barro e sem contato com o exterior se mantém protegido de fungos e insetos que não conseguem se proliferar. (Ambiente)

Fonte: Ambiente e Wikipedia

Adriano César Curado

Fabricação atual de adobes

13 comentários:

  1. Eu conheci casarões assim em Ouro Preto, e estão lá há três séculos. Então, por que Pirenópolis tem que andar sempre na contramão da história?

    Sua postagem é inteligente e muito atual.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Caro Adriano César, realmente se todos os construtores optassem pelo Adobe, teríamos um lugar mais agradável para se morar. Um lugar corretamente sustentável. Quanto menos cimento melhor.

    Algumas vantagens do uso do adobino (adobe):Baixo custo; conforto térmico; uso de material regional pode ser preparado no próprio local da construção;rapidez na preparação dos tijolos; Sustentável.Continue nos trazendo estas matérias, acho de suma importância. Um abraço no amigo

    ResponderExcluir
  3. Caro Adriano César, realmente se todos os construtores optassem pelo Adobe, teríamos um lugar mais agradável para se morar. Um lugar corretamente sustentável. Quanto menos cimento melhor.

    Algumas vantagens do uso do adobino (adobe):Baixo custo; conforto térmico; uso de material regional pode ser preparado no próprio local da construção;rapidez na preparação dos tijolos; Sustentável.Continue nos trazendo estas matérias, acho de suma importância. Um abraço no amigo

    ResponderExcluir
  4. olha que ja fiz muinto adobe na rua jk era menino trabalhava p mirto eo jair nao so eu mas tinha ojeneci o aparecido da nice acasa da minha mae foi feita de adobe e existe ate hoje na jk

    ResponderExcluir
  5. Aonde eu encontro adobe na cidade de Pirenópolis para pode comprar e reformar uma casa

    ResponderExcluir
  6. Aonde eu encontro adobe na cidade de Pirenópolis para pode comprar e reformar uma casa

    ResponderExcluir
  7. Meu caro, obrigado pela postagem fiz uma poesia em que cito este tipo de construção e mandei seu link pra uma amiga pra explicar o que era.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  8. Também gostaria de saber se existe algum fornecedor/fabricante de adobe em goias. Obrigado. Paulo

    ResponderExcluir
  9. Olá,gostei muito do seu trabalho no blog. Estou montando um pequeno Museu do Tijolo Antigo e saio garimpando por informações que possam agregar a coleção do museu. Um forte abraço. www.museudotijoloantigo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Quem fabrica em Pirenopolis os tijolos adobe?

    ResponderExcluir
  11. Gostaria do contato do Adriano César pra fazer um trabalho de fabricacao de Adobe vocês poderiam me passar?! Aguardo

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, Lúcia. E-mail: adrianocurado@hotmail.com

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado