quarta-feira, 11 de julho de 2012

Lunildes de Oliveira Abreu


SÉRIE: A ARTE POPULAR PIRENOPOLINA

LUNILDES DE OLIVEIRA ABREU 




     Lunildes de Oliveira Abreu (Pirenópolis, 12.12.1953) é uma artesã com traços originais de escultura, que se inspira nas festas populares, e uma das responsáveis para perpetuação do folclore goiano.

     Casou-se com Antônio Pereira de Abreu e tem quatro filhos. Trabalha atualmente na Câmara Municipal de Pirenópolis.

     Seu interesse pela arte se manifestou na infância, quando recolhia telhas velhas para pintar. Na juventude, conviveu com Maria Fleury (Maria Beni), grande artesã pirenopolina que esculpia miniatura dos Cavaleiros das Cavalhadas.

     Inspirada nas obras de arte de Maria Beni, esculpiu Lunildes seus próprios cavaleiros e resolveu expô-los. Para sua felicidade, um colecionador se encantou com as obras e as comprou, o que lhe deu grande estímulo para continuar os trabalhos.

     Ela fala com orgulho de ser pirenopolina e nos deixa entrever o nascimento da artista: “Toda a minha família é daqui, desde 1800. Por isso, desde criança já vivenciava as festas folclóricas todas e desde que me entendo por gente fazia coisas. Amassava barro, pintava, costurava roupas e por fim, há 22 anos, comecei a me dedicar inteiramente a criar ornamentos e estandartes para a festa das Cavalhadas e do Divino, aqui em Pirenópolis.” (1)

     Quando fala sobre a inspiração dos trabalhos, ela nos dá uma verdadeira aula de cultura popular: “Por exemplo, esse Divino chamamos de Corpo de Cristo porque é bordado à mão, no estilo das capas dos cavaleiros. O chitão é usado porque os mascarados se vestem com esse tecido. O vermelho com flores douradas tem a ver com os mouros. A festa do Divino tem a ver com a festa da colheita e por isso também usamos sementes e folhas do cerrado e pintamos com terra do barranco, e assim vai.” (2)

     A arte de Lunildes é conhecida internacionalmente e seus trabalhos já foram expostos em grandes galerias de arte. A fonte de sua inspiração é eterna, pois ela se baseia sempre nas imagens mentais que guarda da vida em Pirenópolis. De origem tradicional na cidade, conhece a fundo a cultura popular pirenopolina e por isso é capaz de compor um cenário radiante em sua obra, o diferencial que a torna exclusiva.





Mandala de Lunildes

8 comentários:

  1. Maria Fernanda Cavalcante11 de julho de 2012 às 14:18

    Lunildes é uma grande artista pirenopolina e você foi muito feliz por escolhê-la para esta postagem. Sua obra é belíssima, mas ela não tem o reconhecimento que merece, ainda.

    ResponderExcluir
  2. Grande artista. Aqui em casa tem um cavaleirinho que foi feito por ela.

    Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  3. É importante que este site continue a divulgar as pessoas envolvidas com a perpetuação da arte.

    ResponderExcluir
  4. Conheço o trabalho de Lunildes e sei que é uma grande artista. Você foi muito feliz em retratá-la aqui.

    ResponderExcluir
  5. UIARA PEREIRA DE PINA12 de julho de 2012 às 10:29

    Quero parabenizar desde já o querido primo, escritor Adriano e engrandecer as artes pirenopolinas como da Lunildes.Pessoas que têm orgulho de serem pirenopolinas, e ainda acrescentam seus conhecimentos no artesanato, fazendo com que a cidade se enriqueça tanto do colorido dos artesanatos, na qualidade, na obra, na dedicação como na economia.Parabéns Lunildes, precisamos que pessoas como você seja apresentada à cidade, Brasil se não ao mundo, para podermos crer que ainda existe trabalho honesto e enriquecedor.Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Adriano, meus parabéns por idealizar uma postagem tão linda sobre a Lunildes.

    ResponderExcluir
  7. Retratar pessoas assim importantes para a cultura popular é um mérito deste blog.

    ResponderExcluir
  8. surpreendente a cultura popular de um povo!!!l
    Lunildes é um exemplo de criatividade, perseverança e fé..parabens a Lunildes que seu trabalho influencie mais artista nato como ela...parabens pela postagem,acho que esse blog e como um livro ilustrado para pesquisa. valeu Adriano.
    ronaldo jorge

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado