sexta-feira, 13 de julho de 2012

Educação: A escola no Alto do Bonfim

HISTÓRIA DO COLÉGIO ESTADUAL
SENHOR DO BONFIM

Pesquisa e texto: Maria Joselita Veiga Pompêo de Pina (02.05.1996) e Alexandre Oliveira (21.09.2011).






     Criada em 1963, por iniciativa do Doutor Wilson Pompêo de Pina, a Escola Reunida do Senhor do Bonfim enfrentou vários obstáculos.

     A escola começou na Sacristia da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, para atender as crianças do bairro. As professoras Rosa d’ Abadia e Colandy de Carvalho foram as primeiras a lecionar. Rosa Lecionava de manhã e Colandy à tarde, para uma turma de iniciantes, o pré. Até então só funcionavam duas salas o 1° e o pré.

     As professoras, por acharem o local pouco cômodo, pediram ao Dr. Braz Wilson que arrumasse um lugar mais agradável para elas e também para os alunos, já que na sacristia era escuro, apertado e pouco arejado. Foi então alugado um cômodo na casa de José Basílio de Oliveira Filho. A casa tinha um quintal bastante grande e com diversas variedades de árvores frutíferas. Tinha também muita poeira e terra vermelha, o que dificultava a limpeza na sala de aula.

     Diante desses fatos, as professoras resolveram voltar para a sacristia da igreja, após mais ou menos dois meses de experiência. Na igreja ficaram mais algum tempo, até que o padre da época, frei Primo Carrara, não mais permitiu a continuação das aulas devido o mau comportamento dos alunos. Nesse tempo saiu a professora Rosa d’Abadia e entrou em seu lugar Maria Dalva de Sá Carvalho (dona Dalvinha).

     Com a insistência do padre, alugaram um cômodo na casa de Emílio de Carvalho. O cômodo tinha a porta para o beco. Ali permaneceram até que a delegada de ensino não mais permitiu seu funcionamento naquele lugar. Conta dona Dalvinha que foi o período mais triste da escola, principalmente para os alunos que eram pequenos, pois tiveram que ir terminar o ano letivo no Alto da Lapa, Escola Estadual Professor Ermano da Conceição.

     O Dr. Braz Wilson, preocupado, levou o problema ao conhecimento de Dr. Geraldo Abadia de Pina, que na época era secretário de Estado do governador Mauro Borges Teixeira. Através do secretario da Educação e Saúde, Padre Ruf, conseguiram uma verba estadual para a compra de um terreno e a construção da escola para o bairro do Alto do Bonfim.

     A verba foi repassada ao prefeito da época, Luiz Abadia de Pina, e em tempo recorde o prédio foi construído. Em 1964, no inicio do ano escolar, o grupo já estava pronto, com duas salas de aulas, secretaria, cozinha e sanitários. Ele foi construído atrás da Igreja Nosso Senhor do Bonfim. Começava uma nova época para a Escola Reunida do Senhor do Bonfim e para os moradores do bairro.

     Maria Dalva era professora e também a responsável pela escola, vieram outros professores e novos alunos, mas a escola não tinha direito a diretora, devido ao numero de alunos. Achando difícil fazer as duas coisas, Dona Dalvinha passou a responsabilidade para dona Ecy de Carvalho, que também foi trabalhar no novo grupo e ficou até 1969, quando assumiu Terezinha Nascimento. Terezinha não era professora e nem diretora legalizada na escola. Ela veio para fazer um trabalho com os moradores do bairro, para que colocassem seus filhos na escola, já que só a minoria frequentava a mesma.

     No ano de 1970, com resultado de seu trabalho, conseguiram matricular 204 alunos. Com esse número de alunos a Escola Reunida Senhor do Bonfim passou a Grupo Escolar Senhor do Bonfim, com direito a diretora. A situação do grupo só foi regularizada, com toda a papelada pronta, em novembro de 1970, quando Terezinha Nascimento foi legalizada como diretora da escola.


Esta pesquisa foi reproduzida aqui com cortes. Quem deseja ler o original deve acesssar: http://cesb123.blogspot.com.br/

4 comentários:

  1. Esse texto é um exemplo para o Brasil de hoje, com tanta gente desonesta na administração pública e gestores desinteressados.

    Aqui temos a luta de uma comunidade pelo direito à educação. Voluntários, professores, alunos, todos juntos em prol da educação, enfrentando as piores condições para ministrar aulas. Casa emprestada, sacristia de igreja, nada os deteve.

    E o exemplo maior da grandiosidade das pessoas da época é a facilidade com que foi liberada a verba pública e a rapidez de sua aplicação da obra. Imagine se fosse hoje! Levaria anos e o dinheiro não daria para a conclusão.

    Parabéns pela sua excelente postagem, Adriano. A casa novo título você surpreende pela diversidade do site.

    ResponderExcluir
  2. Eu estudei nesse colégio e quero agradecer vc, poeta Adriano, pelas lindas memórias que ressurgiu em mim. Eu chorei igualzinha criança. Deus lhe pague por esta postagem.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!!!
    Vânia, eu trabalhei aí em 2006...
    Por favor me envie uma declaração de tempo de serviço.
    Nome: Viviane S. Gomes
    Email: vivianesouza.df@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!!!
    Vânia, eu trabalhei aí em 2006...
    Por favor me envie uma declaração de tempo de serviço.
    Nome: Viviane S. Gomes
    Email: vivianesouza.df@gmail.com

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado