segunda-feira, 4 de junho de 2012

Espaço cultural



     O Centro de Cultura Ita e Alaor, localizado na antiga sede da Prefeitura Municipal, na praça Central, foi uma grande conquista do povo pirenopolino. O lugar é amplo e arejado, tem espaço para exposições, atividades culturais, além de um pequeno auditório onde podem ser apresentadas peças teatrais e concertos ou proferidas palestras.

      Infelizmente pouco se aproveitou do velho edifício colonial, construção já bem antiga, que aparece nas velhas fotos de Cavalhadas no Largo. É que o prédio ficou abandonado por décadas, com infiltrações nas paredes, goteiras, apodrecimento das madeiras de sustentação etc. Comprado em 1860 pelo Governo da Província, funcionou como sede da administração municipal até 1965.

      Depois da inauguração do Centro Cultural, muitas crianças passaram a se beneficiar com aulas de música, inclusive com a utilização de instrumentos musicais adquiridos pela municipalidade ou doados por particulares.

      A iniciativa de um espaço voltado totalmente para a cultura, em suas mais variadas manifestações, traz alento a Pirenópolis, que já perdeu muitos artistas importantes e sente a necessidade de formação de novo valores.

Adriano César Curado


 
 
 
 

7 comentários:

  1. Ana Maria Jayme Moraes4 de junho de 2012 às 14:45

    É ótimo que os governantes de uma cidade se preocupem com a cultura, pois isso quer dizer que as novas gerações estão resguardadas na manutenção de suas atividades culturais.

    Parabéns à Pirenópolis pela iniciativa e a você por nos dar essa notícia.

    ResponderExcluir
  2. Viva o governo que apoia a cultura!

    ResponderExcluir
  3. Caro Adriano,grande baluarte das boas notícias, e lhe digo que os centros culturais servem para tentar democratizar o acesso do público à produção artística de um povo e também para estimular os artistas e criadores locais, oferecendo o espaço para exibição de trabalhos. Oxalá, venha a incentivar a participação da juventude de Pirenópolis. Este espaço deverá ser mais bem aproveitado beneficiando a nossa população culturalmente.

    ResponderExcluir
  4. UIARA PEREIRA DE PINA5 de junho de 2012 às 15:35

    Apoio à cultura, totalmente aprovado, mas farei uma pergunta para uma futura crítica construtiva: "esqueceram o ar condicionado?" Abraços primo Adriano.

    ResponderExcluir
  5. Que bacana conhecer essa bela cidade através de seus escritos, Adriano.
    Agora vejo que apenas passei por aí de olhos vendados, não estive tão atenda para o que realmente fui buscar aí. Quando voltar vou procurar um guia para me conduzir, quero pisar essa terra e sentir toda emoção que você transmite.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns à prefeitura municipal por tal iniciativa.

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado