segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O plágio do Ministro

Chama-se Fernando Gonzaga Jayme quem denunciou que o Ministro da Justiça licenciado e indicado para uma vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Fernando de Moraes, plagiou um escritora espanhol. Sua ascendência é dos Jayme de Pirenópolis e está muito bem escrita no livro "Família Jayme, Genealogia de História", do Nilson Jaime.

Fernando Gonzaga Jayme é advogado, jurista, doutor e mestre pelo Universidade Federal de Minas Gerais. Eu o conheci pessoalmente quando era promotor de justiça em Anápolis, na década de 1990. Ele foi ministrar uma palestra sobre habeas corpus na Faculdade de Direito de Anápolis, hoje UniEvangélica. Ao final da aula, procurei-o para conversarmos sobre a Família Jayme e nos tornamos amigos, inclusive o trouxe a Pirenópolis para um passeio turístico.

Depois disso, Fernando pediu exoneração do cargo de promotor de justiça e retornou para Minas Gerais, onde moram seus familiares. Ali tornou-se advogado atuante e jurista. No momento é o diretor da Faculdade de Direito de Minas Gerais.

Em suas pesquisas acadêmicas, Fernando descobriu que Alexandre de Moraes copiou trechos de um livro do jurista espanhol Francisco Rubio Llorente e não citou a fonte, o que configura plágio (copiar o trabalho intelectual alheio e apresentá-lo como original).

Adriano Curado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado