segunda-feira, 26 de setembro de 2016

HOSPITAL ERNESTINA CELEBRA DIA NACIONAL DE DOAÇÃO DE ORGÃOS

 Reconhecendo a importância de esclarecer aos usuários sobre os benefícios em doar órgãos, a unidade promove iluminação esverdeada e vídeos educacionais na recepção

O Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) participa, no dia 27 de setembro, do Dia Nacional de Doação de Órgãos. A unidade celebra com faixas em sua porta principal, que foram inseridas nesta terça-feira (20), e já está com iluminação verde – cor que faz alusão à doação de órgãos – no jardim de frente ao hospital desde o início do mês, além de exibição de vídeos na recepção sobre o tema.

O objetivo da ação é incentivar o cidadão a conversar com os familiares sobre doação de órgãos e deixar claro da sua intenção de ser um doador. Além disso, o hospital considera importante frisar que o tema da doação de órgãos não deve ficar restrito ao ambiente médico, mas sim que as pessoas pensem sobre a doação no seu dia a dia, para que, cada vez mais, esse ato parta de uma decisão consciente tomada ainda em vida.    

 A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) das unidades, grupo multidisciplinar que possui a responsabilidade de explicar o funcionamento da doação de órgãos, auxilia na funcionalidade do processo, tornando-o mais ágil e eficiente, e garantindo que ele está de acordo com os parâmetros éticos e morais.

A gestora de humanização do HEELJ, Helga Jaime, enfatiza a importância de celebrar este dia no hospital. “Muitos usuários não sabem como funciona a doação de órgãos, quais os benefícios que ela gera e como proceder para autorizar. Por isso, o Hospital Ernestina faz questão de promover ações de esclarecimento e incentivo. Doar órgãos é um ato de compaixão”, afirma.
 
Texto e foto: Mariana Faria - Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado