segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Senhora do Rosário.


Lá no topo do altar-mor, ornada por rosas e flores, lá está ela: a imagem de Nossa Senhora do Rosário. Já sobreviveu ao fogo, à água, aos cupins e ao tempo implacável. E está ali desde a época dos garimpos, quando nossa Pirenópolis se chamava Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte. É a mesma imagem de quase três séculos atrás mas parece jovem, revigorada, como se o relógio não corresse para ela. Independente da religião que se professa, dos credos que se leva na algibeira, não há como deixar de admirar uma imagem tão pura e perfeita, e olhá-la com atenção é deixar-se levar pelas páginas amareladas da história.

Adriano Curado

Um comentário:

  1. Nossa Padroeira e intercessora... Magnifica essa imagem. Parabéns Adriano pela bela foto. Não canso de admira-la em altar. Mas poderiam tirar a roupinha do Menino Jesus, ta parecendo mulherzinha, não é original dele. Se o artista o fez assim deveria deixa-lo tal qual como original. Como as coisas estão caminhando, vai chegar um tempo que por exemplo, vão expulsar da Igreja ou vestir roupa no Senhor do Bonfim por estar quase despido. E apesar da criminalidade que anda por aqui, deveria deixar o Rosário de ouro (já adianto que está faltando contas da Ave Maria, o Rosário antigo tem 150 Ave Maria, 15 Glória ao Pai, além de mais três). Como objeto artístico o IPHAN, deve urgentemente restaurar a peça, já que quase não tem mais dedos e a coroa do Menino Jesus está forçando a pequena imagem do filho contra a mãe (a coroa é pesada a ele, ainda mais por ficar um bom tempo sem ela), e já carece de uma nova pintura, já que ela foi exposta a altas temperaturas no incêndio. Quanta história ela tem tem a contar desde a travessia do Atlântico até chegar aqui, deveria ter sido uma Festa na pequenina localidade quando ela deve ter chegado, da mesma forma ou ainda maior na inauguração de seu templo. Ainda bem que ela foi salva, para sempre continuará a nos abençoar e emocionar com seu manto materno. Que continuemos a venerá-la com sua Festa e seu Reinado (a Imagem do Rosário da Igreja dos Pretos está no Carmo), Viva nossa Senhora do Rosário! Viva Pirenópolis! Parabéns Adriano pelo post.

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado