segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O casarão rosa


Sou um apaixonado por história, e me fascina o cotidiano das pessoas. Gosto de investigar como viviam, com quem se relacionavam, o que comiam, com que roupa gostavam de se mostrar em público.

Este casarão rosa da fotografia, imponente e elegante na rua Direita, hoje moradia de minha amiga Lais Amaral, já foi um movimentado centro de decisões políticas. O destino de Pirenópolis foi decidido muitas vezes ali, quando seu morador era o influente coronel Félix Jayme, um dos líderes da República Velha. Mas lá também morou o Edgar Jayme, o Zé Barbeiro, e o Dr. Fernando com seu movimentado consultório odontológico. 

As casas captam um pouco da alma de seus moradores, e em suas paredes ficam encrustados os respingos das cenas que ali aconteceram. Daí a importância da preservação do patrimônio arquitetônico de um sítio histórico, que é autêntico livro de história  aberto e com as páginas sempre prontas para a leitura.

Este casarão, em particular, tem muitas histórias para contar.

Adriano Curado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado