quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A segurança pública em Pirenópolis


     
     O Museu do Divino, que foi instalado no antigo prédio da Casa de Câmara e Cadeia de Pirenópolis, passou a abrigar, desde 2009, relíquias e fotografias de uma das maiores manifestações culturais nacionais. Por outro lado, provocou a fechamento da cadeia pública local e deixou a cidade sem sequer uma cela para prender os autores apanhados em flagrante delito.

     Na época do fechamento do pequeno presídio, os gestores públicos estaduais, entusiasmados com a possibilidade de restauração rápida do prédio e posterior inauguração do museu, prometeram que em três meses uma nova cadeia estaria pronta. Já se passaram anos e até agora só temos promessas.

     A consequência disso é devastadora para a cidade. A sensação de insegurança é assunto dominante entre moradores e turistas.

     E para completar a celeuma, os presos da cidade, que estão em Alexânia, agora terão que deixar o presídio e serão possivelmente deslocados para Estrela do Norte. Isso causará transtornos na vida dos familiares dos detentos, que terão que se deslocar cerca de 200km para as visitas a que têm direito. Sem falar na ressocialização do condenado, que também restará prejudicada.

     Durante o Canto da Primavera, por exemplo, registrou-se até assalto em um condomínio fechado na cidade. Quem esteve nas apresentações ao ar livre, ali no Campo das Cavalhadas, certamente que se espantou com a ausência da segurança pública no local e presenciou condutas que são indignas de uma cidade cultural como Pirenópolis.

     A Cidade dos Pireneus, como é conhecida, pode ser considerada hoje um lugar inseguro. Realidade bem diferente de anos atrás, quando se dormia de janelas abertas e as portas se abriam generosas nos longos corredores dos casarões.

     A quem devemos apelar? Será que esperam uma tragédia de razoável proporção para tomar uma atitude? Não seria o caso de uma ação judicial para obrigar o Estado a cumprir suas obrigações constitucionais?

     Enquanto as promessas não se convertem em ações efetivas, continuaremos com a porta tramelada e olhares enviesados pelas frestas das janelas.

Adriano César Curado

(Matéria publicada no Jornal Diário da Manhã em 7.11.2012, Caderno Opinião, p. 5.)

5 comentários:

  1. Excelente seu artigo, Adriano. Uma cidade com potencial turístico feito Pirenópolis, que quer dar suporte técnico para a Copa do Mundo de Futebol, não pode ficar sem uma cadeia pública. Isso é um mínimo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Adriano César,consoante o artigo 144, em seu a § 5º, que a Segurança Pública é prestada, dentre outros órgãos, pelas Polícias Militares, cabendo a estas, a função de policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.
    Para prestar um serviço de tal complexidade e importância, os componentes da Polícia Militar deveriam estar devidamente qualificados e logisticamente assistidos.
    A pergunta: A Polícia Militar está devidamente preparada para responder a necessidade da sociedade? O Estado tem o dever, a obrigação de prestar um serviço eficiente. A ineficiência por parte de sua assistência é, portanto, ofender um princípio Constitucional.
    Onde se viu neste país continente um lugar onde não se tem uma cadeia pública? Hoje em dia não podemos acreditar muito em promessas de politicos, etc... O cidadão cumpridor de seus deveres é o que está preso! Oxalá o senhor prefeito agora tome uma decisão efetiva na construção urgente de uma cadeia, ou seja lá o que for preciso para resguardar o nosso povo, nos livrar desse perrengue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o prefeito que constrói cadeia, isso é atribuição do Estado de Goiás.

      Excluir
  3. Construir cadeias, infelizmente, não dá votos. E esses políticos que aí estão só pensam mesmo em permanecer no poder. Escritor, importantíssima essa sua postagem. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Uma cidade sem presídio é o paraíso dos bandidos.

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado