quarta-feira, 23 de março de 2011

Calendário de Festas Tradicionais




A Prefeitura de Pirenópolis, por meio da Secretaria de Cultura, lançou o Calendário de Festas Tradicionais de 2011, com o objetivo de organizar a data dos eventos tradicionais, folclóricos e populares. No Calendário de 2011 estão apenas os eventos que possuem data fixa, e aqueles como o Festival de Jazz e o Festival Gastronômico (dependentes de recursos externos) serão somente depois da captação de verbas.

Em 2009 a Prefeitura Municipal homenageou as artesãs Marta Lobo e Lunildes Abreu. Em 2010 o homenageado foi o pintor Pérsio Forzani. Neste Calendário de 2011, há homenagem a dois pintores locais: José Inácio e Claudimar.

José Inácio Santeiro tem a seguinte biografia: nascido na Fazenda Santa Rita, a 22km de Pirenópolis, no dia 17.3.1949, consagrou-se logo cedo como artista, inspirado nos presépios de barro de sua avó, que, aos 7 anos, já ajudava a fazê-los, consertando e reformando outros presépios da localidade. Aos 13 anos mudou-se para Pirenópolis, onde estudou até o ensino médio. Trabalhou como chapa, carroceiro (lenha e areia), servente etc. Aos 18 anos começou a vender a sua arte. Pai de dois filhos, casado há 29 anos, suas obras, que variam entre pinturas e esculturas, são inspiradas na paz e no Espírito Santo. Muito religioso, é chamado de santeiro por causa das várias imagens sacras que já produziu. Produz trabalhos muito expressivos, com cores vibrantes e formas vigorosas. Em suas telas podemos sempre verificar a presença do Cerrado que cerca Pirenópolis, com flores, rochas, pássaros e borboletas. E também motivos étnicos e folclóricos, alguns até mesmo chocantes. Sobre sua vida já foi até produzido um curta-metragem, dado à sua importância no cenário artístico local.


Claudimar Pereira, sua biografia: artista plástico nascido na cidade de Pirenópolis em 27.7.1967. Filho de família tradicional pirenopolina, auto-didata, começou sua carreira profissional em 1996, com aquarela sob papel. Em poucos meses de prática adotou a técnica óleo sobre a tela, com agregação de novos conhecimentos no desenvolvimento de sua arte. Com um sentimento espontâneo, Claudimar Pereira procura explorar intensamente uma linguagem ligada à ecologia e tradição, colocando em evidência o folclore e a etnia como temas principais. Adota a arte naif (ingênua) com fortes traços pessoais do artista que mostram sua sensibilidade na percepção da vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado