quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ÁGUA


As chuvas se firmaram, fortes e sem trégua, marcam o início da estação das águas. Ao mesmo tempo em que o Cerrado se abre em flor, recepciona a dádiva que despenca do céu na forma de bênção líquida.




A cair na região da serra dos Pireneus essa chuva toda se infiltra no chão duro do Cerrado e escoam até um colossal reservatório d’água subterrâneo, para depois essa mesma água escorrer por delicadas artérias e brotar nos olhos-d’água das nascentes nas veredas de buritis.




É o divisor de águas do Planalto Central do Brasil. Do lado sudeste, as nascentes compõem o rio Corumbá, que desagua no Paranaíba, segue pelos rios Grande, Paraná, da Prata, e por fim o oceano Atlântico, entre a Argentina e o Uruguai.




Do lado oeste, as águas formam o rio das Almas, que corta Pirenópolis ao meio e segue para noroeste na direção da bacia do Tocantins, que desagua ao norte do Brasil, foz da ilha de Marajó, no rio Amazonas, depois no oceano Atlântico.




E é tão abençoada por Deus esta Terra dos Pireneus, que por todos os lados jorra abundante, numa hemorragia de vida, esse líquido precioso que desaba por cachoeira espumosa, escorre entremeio as pedras que os bandeirantes escavaram e, num saudoso adeus, vão-se embora por este rio das Almas afora.





by
Adriano César Curado

4 comentários:

  1. A natureza de Piri é exuberante e perfeita.

    Kamilla Andryelle

    ResponderExcluir
  2. Água e vida, eis aí a combinação mais que perfeita da presença de Deus em cada pétala de rosa, em cada gota de orvalho. Que linda matéria essa, escritor. Meus parabéns.

    Ana Fernanda

    ResponderExcluir
  3. êta cerradão goiano que é bão, sô! Chico Lima

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado