sexta-feira, 29 de julho de 2016

Pirenópolis e o pirenopolino

Foto: João Basílio de Oliveira
Já vai longe o tempo em que Pirenópolis era apenas do pirenopolino. Desde que se abriu para o turista, ali no final da década de 1960 e princípio de 1970, que nunca mais foi a mesma. Quero ressaltar que não sou contra turista, de forma alguma, pois também sou um deles. De que adiantaria ter esse patrimônio todo (material e imaterial) se não há ninguém para apreciar?! 

Mas tudo tem um limite. Antigamente, quando morria alguém da família, logo dividiam o patrimônio e a casa ficava para quem a quisesse conservar. Uns perdiam aqui, outros abriam mão acolá, e no fim ficava muito bem a partilha porque preservavam a memória dos seus. Nos dias atuais em que manda a ambição e o dinheiro, ninguém quer saber de deixar nada para parente. Então morre alguém e já colocam logo o centenário casarão à venda. Basta um rápido passeio pela rua Direita para comprovar o que digo.

Na foto acima vemos a fachada da casa sede da chácara de Cornélio Jaime (Nenê Jaime), local onde por muitos anos funcionou o Hotel Quinta Santa Bárbara (com algumas modificações), mas que agora foi tudo devastado para ali implantar o famigerado Time-Share (ou Propriedades em Tempo Compartilhado), do qual sou ferrenho opositor. Com o falecimento de Cornélio, imediatamente a família vendeu tudo a preço de banana, e hoje é uma área variosíssima no Centro Histórico de Pirenópolis.

É preciso uma visão do pirenopolino mais voltada para preservação do nosso riquíssimo acervo cultural. Do contrário, corremos o risco de vivermos numa cidade como outra qualquer, que não tem mais espírito e que serve apenas de cenário.

Pense nisso!

Adriano Curado

2 comentários:

  1. Ótimo. Compartilho com sua preocupação. Mesmo não sendo de Pirenópolis, o mais gostoso de uma cidade de interior é a convivência entre parentes e amigos. Coisa que vem se perdendo, inevitavelmente. Hoje temos em Pirenópolis diversas "tribos", todas apreciam o cenário, mas poucas valorizam o patrimônio cultural.

    ResponderExcluir
  2. É lastimável que isso esteja acontecendo aqui!

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado