quinta-feira, 21 de maio de 2015

Igrejinha de Ouro Fino


Bela e romanesca igreja de Nossa Senhora do Pilar do Arraial de Ouro Fino, nas cercanias da Cidade de Goiás, hoje completamente destruída. Nada mais resta! Foi esse arraial de grande importância para a velha capital goiana e chegou, no século XIX a ter 36 casas comerciais! Foi descrito na música "Chico Mineiro" e se constituía em lugar de veraneio para as famílias vilaboenses, pela riqueza de águas do córrego "Praia" e clima ameno. 

Guardadas as devidas proporções era a "Petrópolis" dos moradores da Cidade de Goiás, quando o calor ali era insuportável. Tinha o Seminário Episcopal de Santa Cruz, como casa de férias, com grande movimentação. Uma escola local, com grande frequência, era administrada por Rita Sérgio Lacerda dos Santos, tia da folclorista Regina Lacerda. Ali também viveu Raynerita de Queiroz, mãe do ex-governador Irapuan Costa Junior. 

Essa igreja desapareceu, lamentavelmente, quando o povoado deixou de ser ponto de passagem da estrada para Goiás, desviada mais tarde e tudo piorou quando a capital mudou para Goiânia. Hoje, somente silêncio, os mesmos ares, as mesmas águas, os morros distantes e uma solidão a nos mostrar que os lugares, como os homens, também desaparecem para sempre. 

Adeus igrejinha de Ouro Fino!

Bento Fleury

Um comentário:

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado