quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Exposição fotográfica: “Retratos da África: convergências e riquezas de um continente”

Outubro é mês do aniversário de Pirenópolis e integrando a programação de festejos a cidade recebe a exposição fotográfica “Retratos da África: convergências e riquezas de um continente”. De 11 a 31 de outubro, no Cine Teatro Pireneus, 60 retratos serão expostos, relevando o olhar de seis fotógrafas, de diferentes profissões e idades, que viajaram pelos países africanos.
 
As fotografias foram clicadas no Egito, Namíbia, Marrocos, Moçambique, África do Sul e Ilhas Seychelles e mostram uma África plural e surpreendente: sua gente, a exuberante e harmoniosa natureza, a arquitetura diversa, a herança dos reinados de antigos faraós e a arte estampada nos tecidos das mulheres, entre outros temas. É o projeto de estreia do Grupo Convergências de Fotografia, que reúne as brasilienses Ana de Oliveira, Cristina Raposo, Kenia de Aguiar Ribeiro, Maria José Dias, Sandra Beatriz Zarur e Tatiana Raposo.

Os visitantes, principalmente jovens e crianças, são convidados a conhecer cores, formas e ângulos que revelam uma África pouco divulgada. Estão previstas atividades didáticas para estudantes do ensino fundamental e médio. A entrada é franca.

A exposição tem o apoio do Grupo das Embaixatrizes Africanas em Brasília e é parte da programação da Secretaria de Cultura de Pirenópolis pelos seus 287 anos. Ao provocar uma reflexão sobre passado e presente, a exposição chama atenção para a importância da diversidade cultural no futuro das cidades. As fotografias da mãe África, registradas por mulheres, inspiram a cidade de Pirenópolis a olhar para a sua tradição como Patrimônio da Humanidade.

Retratos da África: convergências e riquezas de um continente
De 11 a 31 de outubro, no Cine Teatro Pireneus
Rua Direita, s/n
Entrada Franca
Informações: Ana de Oliveira (61) 9828-9939
anachristinaoliveira@yahoo.com.br

Grupo Convergência de Fotografia - Formado por seis mulheres que têm a África como cenário e inspiração das suas vidas e das suas fotografias:  

Ana de Oliveira (oficial de chancelaria, residiu por três anos na África do Sul, onde trabalhou como adido cultural), Kenia de Aguiar Ribeiro (fotojornalista e artista gráfica, olha a África a partir do Egito, sítios arqueológicos, espaços históricos e lugares considerados sagrados), Maria José Dias (fotógrafa e artista plástica, foi oficial de chancelaria no Marrocos na década de 90) Sandra Beatriz Zarur (em 2012, durante um safari fotográfico na Namíbia, clicou as fotos desta exposição),  Cristina Raposo e Tatiana Raposo (mãe e filha, trabalharam e estudaram juntas na África, além de compartilharem a paixão pela fotografia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado