sexta-feira, 6 de junho de 2014

O grande sentido da festa de Pentecostes

Eis que já se aproxima a festa de Pentecostes. Não tardam os estardalhaços característicos dessas festividades barulhentas e multicoloridas. 

Mas o louvor ao Divino Espírito Santo vai muito além dos acontecimentos profanos ou mesmo religiosos. Ele é um estado de espírito que está dentro de cada um de nós. Não é preciso ser religioso convicto ou seguir algum preceito de qualquer religião para compreender a grandiosidade deste momento. 

Aproxima-se o foguetório, ouve-se a banda de música, pessoas riem descontraídas e muita fartura é distribuída por todos para todos. É este o espírito de Pentecostes. E somado a tudo isso, lá vêm Cavalhadas, cortejos, coroações, queima de fogos, fogueira acesa, sinos que derramam melancolia sobre a velha cidade.

Precisamos dessas extravagâncias para renovar as energias e prosseguir na missão de cada um de nós. Depois que findar o banquete da poesia encantadora da festa, restará no interior individual doce compreensão momentânea da presença de Deus entre os homens.

Adriano Curado

6 comentários:

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado