quinta-feira, 17 de abril de 2014

Quadros de Pérsio são retirados da Matriz


O talentoso artista plástico Pérso Forzani pintou, sob encomenda de Eudes Forzani, vários quadros que retratam a Via-Sacra completa, em substituição aos que foram destruídos no incêndio da Matriz de Pirenópolis. Depois de ricamente emoldurados, os quadros começaram a ser afixados nas paredes do velho templo. Só começaram, porque expediu-se uma ordem para que fossem retirados.
Alguém sabe o motivo?

8 comentários:

  1. Isso é falta de respeito com o artista plástico pirenopolino pois tudo depende do bispo de Anápolis para que vem uma ordem expressa dele, mais q ficou lindo deve ter ficado. Acreditamos q vai ser elogiado por vários frequentadores da Matriz.

    ResponderExcluir
  2. Ordem do IPHAN

    ResponderExcluir
  3. Belas Obras como sempre ....Pena que ai em Pirenópolis tem umas coisas que deixa a gente triste e sem palavras...lamentavél o ocorrido !

    ResponderExcluir
  4. Francisco Figueiredo18 de abril de 2014 às 10:44

    Já tinha ouvido falar da obra de Pérsio para a Matriz... Na última vez que o vi, me disse que os quadros estavam sendo emoldurados, em Goiânia... A Matriz é um organismo vivo, que pode e deve acolher uma verdadeira arte... Quanto à querela de instalar ou não os quadros... estou desinformado... Aliás, nesta cidade, sempre nos querem desinformados. Por exemplo: por que as obras do Beira-rio estão paradas? Por que o arrimo detrás da Matriz desabou? Etc. e tal... Voltando à obra de Pérsio, pelo que posso ver na foto, a moldura está meio fora de contexto... Mas, se tiver sido ele mesmo que escolheu...

    ResponderExcluir
  5. Luiz Antônio Godinho21 de abril de 2014 às 18:20

    FIQUEI SABENDO AGORA POUCO QUE FOI O IPHAN QUE: DESRESPEITOSAMENTE PROIBIU QUE OS QUADROS DA VIA SACRA PINTADO PELO ARTISTA PIRENOPOLINO PERSO RIBEIRO FORZANI ENCOMENDADO PELO SEU SOBRINHO DR. EUDES DE PINA FORZANI QUE COMPROU E DOOU PARA A IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE PIRENÓPOLIS QUE ESTAVA SEM, DESDE QUE FOI QUEIMADA.
    FICO INDIGNADO COM O ORGÃO QUE DEVERIA PRESERVAR E NÃO DE PROIBIR UMA ATITUDE DESTA QUE NÃO VAI MUDAR EM NADA E SIM COMPLETAR O QUE ESTAVA FALTANDO. AGORA, O QUE ELES FIZERAM COM OS ALTARES DAS LETERAIS SIM: MUDARAM MUITO, O CINEMA HOJE TEM PORTAS DE VIDROS, ISSO TAMBÉM PODE PORQUE FOI ELES QUE FIZERAM.
    O IPHAN MERECE O NOSSO RESPEITO PELAS COISAS BOAS QUE FIZERAM PRA NÓS. PIRENÓPOLIS TAMBÉM MERECEM O MESMO REPEITO, PORQUE QUANDO ELES CHEGARAM AQUI NÓS JÁ TINHAMOS TUDO PRESERVADO.

    ResponderExcluir
  6. Seráque nem por um momento o IPHAN pensa em valorizar o povo, maior patrimônio pirenopolino?

    ResponderExcluir
  7. Aqui tudo tem ser na base da lei expressa, então assim será pq o órgão determina. Mas poderia ter deixado passar a semana Santa pois o templo ficou mais decorado com os quadros da via sacra do ilustre amigo Percio.

    ResponderExcluir
  8. A via sacra faz parte de todas as igrejas católicas; Inclusive em nossa Igreja Matriz sempre teve esta passagem da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Iphan como orgão de proteção do patrimônio histórico e cultural brasileiro tem que buscar e a proteção e conservação do patrimônio: Mas para isto não deve de forma alguma fazer intromissão no que é do culto religioso católico. Quem deve determinar o que coloca-se ou retira da Igreja é seu administrador que é nossa cidade é o páraco Padre Anevair; Este sim que poderia dizer se colocaria ou não os quadros feitos pelo artista Persio Forzani e doados pelo Dr. Eudes Forzani. Não o Iphan.

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado