quinta-feira, 10 de abril de 2014

Novas partituras


A partir deste ano a Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário passará a usar novas partituras (reescritas e editadas em um programa de computador). As velhas, já gastas pelo tempo e intempéries, estavam em boa parte ilegível (lembrando que em sua maioria são executadas na Rua, durante as procissões, e a iluminação nem sempre é de boa qualidade) e agora passam a formar um arquivo morto. Nesta etapa foram contempladas os Motetos de Dores e de Passos, bem como as composições de 5ª, 6ª e Sábado Santo, e pretende-se extender as demais composições frequentemente usadas.

Dedicadas a Semana Santa, tais composições foram escritas nos séculos XIX e XX. Em algumas destas, foi possível a identificação da autoria tais como: Antônio da Costa Nascimento (Pirenópolis, 1837 – 1903 - Domine Tu Mihi), Basílio Martins Braga Serradourada (Vila Boa de Goyaz, 1804-1874 - Motetos das Dores) entre outros, e atravessaram os tempos sendo até hoje executadas nas celebrações.


Texto e fotos de Marcus Vinícius Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado