sábado, 31 de agosto de 2013

O futuro da cultura pirenopolina




Houve um tempo em que respirava-se cultura cotidianamente em Pirenópolis. Havia clubes de leitura, duas bandas de música, pequenas orquestras, fartura de apresentações teatrais, imprensa pioneira etc. Por isso a cidade foi apelidada de “Capital da Prata”, “Berço da Imprensa Goiana”, “Atenas de Goiás”, entre outros.




Em época mais recente, compositores contemporâneos como Luiz de Aquino, Vasco de Siqueira, Tonico do Padre etc. souberam manter viva a chama da cultura local. E que dizer de Ita e Alaor, Pérsio Forzani, Benta, Ico, Marieta e tantos outros?



Mas o tempo passa, e as novas gerações precisam ser estimuladas a produzir também, a deixar seu nome no panteão da memória pirenopolina. Se o jovem deixar apagar a chama cultural, tudo que se fez para traz estará perdido.




O Centro Municipal de Artes e Música Ita e Alaor, localizado no Largo da Matriz, é uma ideia muito feliz e tem tudo para ser bem sucedida. Fico feliz quando vejo um administrador focar suas ações na área cultural. Atitudes assim são cada vez mais raras neste país tão pobre de conhecimento.




A ideia é disponibilizar o espaço para que a juventude se dedique a atividades artísticas, principalmente a música; e do projeto poderá nascer um novo gênio musical igual a tantos que já pisaram o solo meiapontense. 




Levar a Biblioteca Municipal Isócrates de Oliveira para o mesmo espaço também foi uma feliz decisão. Eu sempre torci o nariz para a localização da biblioteca fora do Centro Histórico e em um espaço improvisado no interior de um prédio pré-moldado da década de 1980. Não condizia com a grandeza da biblioteca. Agora os livros estão em local arejado, amplo, bonito. O prédio foi reformado recentemente e cheira a cera e tinta fresca.



Não se "inventa" um gênio como Tonico do Padre, obviamente, mas podemos criar condições para que, existindo o talento, ele possa florescer no universo das manifestações artística.


Adriano Curado

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado