quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vem aí a 4° FLIPIRI


4° FLIPIRI
De 2 a 6 de maio de 2012

      A Secretaria Municipal de Cultura informa que a 4ª edição da FLIPIRI (Festa Literária de Pirenópolis) foi selecionada para receber patrocínio do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES.

      Promovido pela Prefeitura de Pirenópolis e pelo Instituto Casa de Autores, a FLIPIRI propõe-se a dar continuidade a uma prática de difusão do livro e da leitura e da literatura. Compreende a formação de mediadores de leitura, a doação de acervos para comunidades locais, apresentações artísticas, encontro entre escritores e leitores e associação com outras práticas culturais. Em 2012, as atividades se estenderão para os municípios de Cocalzinho e Corumbá de Goiás, além de Pirenópolis e seus 10 povoados.

     Para esta quarta edição, a ser realizada no período de 02 a 06 de maio, a festa terá como tema a música, considerada uma forma de linguagem que se utiliza da voz, instrumentos musicais e outros artifícios, para expressar algo a alguém. A música não pode ser dissociada do contexto cultural, pois traduz abordagens e concepções do que afeta seu autor. Seja apenas instrumental ou com letras poéticas, a música abraça a literatura e a traduz em notas, compassos melodias e ritmos.

     O homenageado Nacional desta 4ª edição da FLIPIRI será o talentoso escritor Luís Fernando Veríssimo. Jornalista, escritor e músico, foi eleito como homenageado nacional. Veríssimo nasceu em 26 de setembro 1936, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Filho do grande escritor Érico Veríssimo.

     Para o Prefeito Nivaldo Melo, a Festa Literária de Pirenópolis tornou-se um dos principais eventos da região, tanto no âmbito cultural quanto no social, pois além de divulgar a Cidade de Pirenópolis como um polo cultural, agrega valor, tendo a participação maciça da comunidade, incluindo mais de 5 mil alunos e 100% dos professores da rede pública de ensino. Já o Secretario Municipal de Cultura, Gedson Oliveira, observa que o BNDES não apoia qualquer projeto cultural. Portanto, ter sido selecionado entre os 19 melhores projetos do Brasil é um sinal de que estamos seguindo o rumo certo para fazer de Pirenópolis e região uma cidade de leitores e dar continuidade neste grande apelo cultural que possuímos.

Um comentário:

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado