terça-feira, 5 de abril de 2011

Luiz do Louro

     Luiz do Louro é um tipo de rua característico de Pirenópolis. Anda pelas ruas com um porrete à serventia de cajado, traja chapéu branco encardido, camisa branca limpíssima, calça com aspecto de nova e chinelos. Sempre sorri para quem passa, às vezes pede uns trocados, outras tenta contar um causo com sua fala enrolada, mas sempre de forma cordial e alegre. Deve andar ali na casa dos setenta anos e mora numa viela perto da rua do Fuzil. Alguns o analisam como alguém com problemas mentais, outros acham que seu retardo é leve mas existe, eu penso que ele é perfeitamente normal e usa de estratagemas para pedir as coisas e sobreviver pelas ruas da cidade.

      Mas Luiz do Louro se transforma quando chega a Festa do Divino. Se você notar com atenção, verá que é ele o responsável pelos fogos nas procissões, novenas e reuniões na casa do Imperador. Ele também cuida dos perigosos tiros de ronqueira, que exige atenção e perícia.

      Eu me encanto com ele justamente por essa personalidade híbrida, que vai de pedinte de rua a comandante dos fogueteiros da cidade. Passada a festa, porém, lá vai Luiz se oferecer para capinar uma calçada ou contar uma história inventada. Pirenópolis é também a cultura das gentes humildes que sequer  são notadas, muito menos valorizadas.

2 comentários:

  1. Cláudia Pedroso Ferreira6 de abril de 2011 às 11:27

    NOSSA PIRENÓPOLIS TEM TANTA CULTURA, TANTA RIQUEZA NA DIVERSIDADE, TANTA BELEZA A EXPORTAR, QUE NÃO DUVIDO, É SEM DÚVIDA A MELHOR TERRA DO MUNDO. PARABÉNS PELA HOMENAGEM AO LUIZ DO LOURO,UMA PESSOA CARISMÁTICA, PACÍFICA, QUE MERECE NOSSO CARINHO.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Pirenópolis há várias figuras carismáticas como o Luiz do Louro, o Silvano, o Lelé, Adão (que o povo chama de "Adão louco") e a Bidiu (que Deus a tenha).

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado