sexta-feira, 29 de maio de 2020

Uma novena para os escolhidos


Estão na internet as filmagens das novenas do Divino e ali se veem alguns privilegiados que têm a bênção de terem sido escolhidos para assistir aos atos. Enquanto isso, o restante da população passa ao largo das celebrações.

Aqueles que têm acesso à internet ficam em casa tomados de emoção e imaginando como poderia ter sido a vida sem o coronavírus. Mas tem muito mais gente que não sabe acessar YouTube, Facebook, Instagram etc.; que inclusive nem possui um smartphone para instalar um aplicativo de WhatsApp. Estes últimos, no muito, acompanham pelo rádio.

E já que tomaram a decisão de realizar a parte religiosa da festa do Divino, então que se fizesse a coisa mais abrangente. Se estão liberados no estado de Goiás os cultos religiosos, desde que respeitadas as regras sanitárias, por que não abriram a Matriz para o povo? Neste instante, o leitor me pergunta: e o perigo de contágio? Então eu respondo: olha o tamanho do espaço do templo! Basta limitar os fieis e todos usarem máscaras. Ou então poderiam optar por um culto ao ar livre, ali próximo ao salão paroquial, com a participação dos que quiserem. Haveria então menos risco de aglomeração do que, por exemplo, uma fila de banco.

Discordo absolutamente das celebrações a portas fechadas, com poucos convidados privilegiados. Ou participa todo o universo católico, ou ninguém. Outro coisa, já que está ocorrendo parcialmente a parte religiosa da festa, inclusive com a participação do imperador nas novenas, então pode haver o sorteio do festeiro do ano que vem.

A festa do Divino de 2020 já está acontecendo, tenha você sido convidado ou não.

Adriano Curado

Fonte das imagens: Site da Irmandade do Santíssimo

14 comentários:

  1. Você deve ser comunista, não gosta da nossa SANTA MADRE IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, por isso que escreve coisas como essa. Não tem que discutir nada. Se o padre mandou nós do seu rebanho faz uma cosia tem que obedecer. Num tem essa de contestar nada. Tá triste mesmo a novena de porta trancada mas se é decisão paroquial a gente segue sem dizer nada. Pronto. Falei.

    ResponderExcluir
  2. Também não gosto que se metam nas decisões dos padres porque eles são os pastores do rebanho católico pirenopolino. Mas daí chamar o autor de comunista é muito ofensivo já que são a escória do mundo. Um blogue lindo como esse não devia se meter nessa polêmica. O padre mandou a gente atende e pronto. É assim desde que mundo é mundo.

    ResponderExcluir
  3. UM CATÓLICO QUE AMA PIRENÓPOLIS29 de maio de 2020 às 14:29

    Gente,o site é do cara e ele pode escrever merda que quiser. É só a gente marcar quem é e dar o troco na hora certa.

    ResponderExcluir
  4. Pisou feio na bola ein dr. Adriano

    ResponderExcluir
  5. Maria Helena de Castro29 de maio de 2020 às 15:40

    Não sou de Pirenópolis mas recebi o texto pelo Whatsapp e quero expressar minha solidariedade ao autor. As manifestações culturais devem ser voltadas para o povo. E se não há povo não tem razão para que aconteçam. No caso da novena do Divino de Pirenópolis é uma celebração que vai além da missa e mexe com o imaginário popular e então não tem razão de ser feita de portas fechadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor seria não ter feito né... Ocorreu tudo em tranquilidade para que com segurança todos acompanhasse de casa. A maior parte da população de Pirenópolis, assim como eu, acompanhamos de casa gostamos e aprovamos. Tenho certeza de que seria muito mais triste caso nada tivesse. Devemos e muito agradecer a atual postura da Paróquia por incentivar os costumes e tradições, ao Imperador por ter feito e principalmente ao Coral, que luta sempre para manter tudo, sem incentivo de ninguém e só recebendo críticas como esta...

      Excluir
  6. Meus leitores, devido à publicação desta postagem, o blogue recebeu diversos comentários. Alguns estão aí publicados e outros tive que eliminar porque repletos de palavrões. Aos que me chamaram de comunista quero dizer que acertaram, eu sou mesmo. A quem disse que eu tenho frustração porque nunca fui imperador de Divino confesso que nunca tinha pensado em me candidatar a festeiro, mas você meu deu uma ideia. Tem inclusive aqueles que disseram que eu só sei criticar e em nada ajudo, e a esses responderei: faça com a mão direita para que a esquerda não veja.

    No mais, quero me dirigir a você que é um católico tão fervoroso e conhecedor das leis cristãs, entretanto trata seu irmão dessa forma agressiva e longe dos ensinamentos do Cristo. De que vale chorar assistindo uma live da encenação da novena, se não permite que uma pessoa dê sua opinião sobre um assunto. De que vale pendurar uma bandeira vermelha na sua janela, se age com o cinismo dos ditames de um Judas Iscariotes?

    No mais, vai-se confirmando a eternidade daquela expressão mencionada já no século XVIII e que se faz viva ainda hoje: Meia Ponte, meia gente, meia cara e língua e meia.

    ResponderExcluir
  7. Desrespeito com o dr. Adriano Curado. É ele quem mais defende a cultura de Pirenópolis agora, mas não pode sequer falar que não gostou de novena online.

    ResponderExcluir
  8. Eu queria ter ido em Pirenópolis para assistir as novenas mas Deus não permitiu. Ano que vem a gente assiste.

    ResponderExcluir
  9. Eu concordo com o senhor, dr. Adriano Curado. Teve até um decreto o prefeito dizendo que esse ano não ia ter desta do Divino mas agora vi que fizeram tudo lá dentro da Matriz e sem o povo.

    ResponderExcluir
  10. Tá difícil em Adriano? Não podemos mais ter opinião própria. Como diz um dos comentários àcima, tem que concordar e pronto! Aonde chegamos! Estou contigo. E olha que nem sou comunista, embora também já tenha sido taxada como tal. Fica bem e não deixe de lutar por seus princípios!

    ResponderExcluir
  11. Tempo bom era o padre Joel porque ele era quem mandava e ele foi quem tirou essa idolatria de Pirenópolis na coroa e na bandeira e pôs todo mundo de xale na igreja. No tempo dele não tinha essa de contestar o que o sacerdote falava porque ele punha para quebrar. Saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo dele foi muito bom mesmo, mas cheio de exagero e excesso por parte do Joel. Assista lá no canal do youtube da Paróquia, hoje ele se arrepende de muitas coisas como a interferência na Irmandade, na Festa e também nas demais tradições. Foi ele que que acabou com muita coisa principalmente com Festas tradicionais. Veja: https://www.youtube.com/watch?v=6NkZ2vhkJvg

      Excluir
  12. Vizinho da Rua Direita23 de junho de 2020 às 19:11

    Poxa Adriano, a inveja de um certo ex-maestro fez você pisar feio na bola em. Em conversa com Dona Marta, ela me disse que acompanhou todo dia apesar da dificuldade de lhe dar com a modernidade, e eu ainda disse que também foi transmitido pela rádio. Apesar de não estar na Igreja, disse-me que se sentiu em casa, colocou bandeirinha do Divino e tudo mais. Maria Inês (sua prima) que ainda canta lá com o povo do coral, apesar de não poder estar lá super apoiou também. Célia gravou um pouco de suas memórias em documentário, isto, tudo para agradar o povo neste momento tão sofrível que estamos vivendo. Cuidado com a cegueira das pessoas que estão no grupo...

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado