quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A origem da família Fleury

Origem da FAMÍLIA FLEURY, pelos grandes genealogistas JARBAS JAYME e seu filho JOSÉ SISENANDO JAYME: essa família teve sua origem lusitana (portuguesa) e não francesa como muitos ainda acreditam. LUIZ COELHO FURTADO ganhou do governo português, ao tempo de Marques de Pombal, duas sesmarias em terras goianas. 

Foi casado aqui em Goiás e adotou o nome Fleuri para seus filhos (João Fleuri Coelho, o primeiro, nasceu em Traíras, a 2 de junho de 1763). O nome "Fleuri" foi adotado por Luiz Coelho Furtado e sua esposa Joana Emília Leite (nascida na antiga Capital Goyaz), não se sabe o porquê. 

O primeiro filho de João Fleuri Coelho nasceu em Pirenópolis em 21-6-1793-1846, era o Padre LUIZ GONZAGA DE CAMARGO FLEURI. (vale a pena conhecer sua biografia). O Padre LUIZ GONZAGA era tio-avô de Barbara Augusta de Pádua Fleuri Sant'Ana, minha bisavó paterna, em pauta nesta postagem. 

Cidinha Coutinho.

BÁRBARA AUGUSTA DE PÁDUA FLEURI

ANTONIO AUGUSTO DE PÁDUA FLEURI 

2 comentários:

  1. sonimar fleury fernandes de oliveira6 de janeiro de 2018 00:23

    O respeitável professor e farmacêutico Agnelo Arlington Fleury Curado, defende a que a origem dos Fleurys é francesa, no seu livro Fleurys e Curado. Inclusive ele cita Luiz Coelho Furtado como o "primeiro Fleury aparecido no Brasil".Atesta que ele "era um oficial do Exercito que, devido perseguição, fugiu para o Brasil, tendo aqui trocado de nome."
    Sonimar Fleury

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou um grande admirador de Agnelo Curado e respeito sua obra. Mas ele se baseou em relatos de oralidade e viveu numa época em que havia dificuldades de informações. Com a publicação do livro "A origem da família Fleuri", no José Sisenando Jayme, essa discussão sobre a ascendência francesa restou superada. O livro retrai até o ano de 1500. De qualquer forma, obrigado pela sua visita ao site e pelo comentário.

      Excluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado