quinta-feira, 9 de junho de 2011

A revitalização do Largo da Matriz

Imagem MPF


     Desta vez é para valer. Finalmente terão início as obras de revitalização do velho Largo da Matriz, com a demolição do Salão Paroquial, da Praça Central e da Casa do Padre.

     Não é, obviamente, o melhor para o lugar, pois perfeito seria a desocupação total da área, com a volta primitiva do Largo, embora com paisagismo, para que os moradores voltassem a se interagir. Nem é o ideal a permanência daquele prédio horroroso dos Correios, mas foi um grande avanço.

     Segundo o Ministério Público Federal, a obra do novo Salão Paroquial foi licitada por R$ 1.428.203,50 e sua execução ficará a cargo da empresa Archaios Engenharia, Consultoria, Projeto e Restauração. O lançamento da obra será no dia 17.6.2011, às 16h, com duração prevista para 10 meses.

     Segundo a Procuradoria da República em Goiás: “Entre as principais ações a serem realizadas está a demolição da casa paroquial e a relocação do Salão Paroquial, que deverá ser demolido e reconstruído na parte superior do largo em estilo que se harmonize com a arquitetura do local. O objetivo é o de proporcionar maior visibilidade ao conjunto dos bens tombados do Largo da Matriz de Nossa Senhora do Rosário”.

     Confira outras postagens no blog Cidade de Pirenópolis sobre o assunto:


     A Praça Central



 


3 comentários:

  1. Caro Adriano, sortudo você que esta em Goiânia. Só se fala de mascarado aqui. Um rolo desorganizador. Ao menos uma noticia boa, conheço os largos de Goiás, ficaram ótimos, creio que o daqui também vai ficar... O que me preocupa é o Plano Diretor, que cada dia é alterado e postergado. Pirenópolis esta crescendo muito, precisa oferecer qualidade de vida, tanto dos que moram, quanto dos que estão vindo. Parabéns Pela Matéria me orgulha muito ter a nosso meio historiadores que publicam esse tipo de postagem, a quem é de piri e mora fora, se informa por aqui, lembra e discute o que esta vindo a cada dia a nossa linda cidade...

    ResponderExcluir
  2. Caro Adriano César, como sempre nos trazendo notícias boas da linda Pirenópolis(cidade do meu coração).

    Em que pese as noticias locais com relação aos mascarados, penso que estas já estão com a pá de cal. Determinações judiciais terão que ser cumpridas.

    E, no mais como uma árvore, a sociedade, quanto mais firme e profundamente tiver suas raízes fixadas no substrato do passado, tanto mais forte e resistente desenvolve seu tronco no presente, e, tanto mais garantirá à sua copa, no
    futuro, a capacidade de florir e frutificar sadia e absolutamente.Mas o presente comentário versa sobre a revitalização do Largo da Matriz, no município.

    Como não conheço o projeto, imagino a necessidade de se implantar um centro mais urbanizado, com uma visão urbanística de cidades maiores, criando-se um centro comercial e de lazer melhor estruturado, potencializando, desta forma, a sua representatividade no intuito de privilegiar a população local.

    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  3. Construir um novo salão paroquial???? Outro Elefante Branco?

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado