No domingo, dia 10.10.2010, Pirenópolis sediou pela sexta vez o GP Goiás de Mountain Bike.
A largada aconteceu às dez horas na entrada do camping Encontro das Águas, no caminho das pedreiras, donde saíram grupos de cinco a dez ciclistas por vez. Foi bonito ver a mistura colorida dos trajes dos atletas, amadores e profissionais, que se apertavam na estreita estrada que sobe para o Morro dos Pireneus, localizado no parque de mesmo nome.
Participaram 13 categorias diferentes, que enfrentaram a íngreme subida na direção do ponto mais alto do parque, num percurso aproximado de 30 quilômetros. A premiação foi de mais de 7 mil reais no total.
Embora Pirenópolis seja uma cidade que prestigia bastante o Moutain Bike, algumas críticas devem ser feitas em relação aos organizadores do evento.
O horário da prova foi péssimo. Largar com o sol a partir das 10 horas da manhã não é brincadeira. Por que não organizaram, por exemplo, à 7 horas? Os atletas usam roupas especiais e bastante equipamentos de segurança, o que pode provocar desidratação e por em risco a saúde.
Outro problema do horário da prova foi a coincidência com o pico do trânsito de veículos. Nesse horário os turistas sobem para almoçar nos restaurantes na região das pedreiras ou simplesmente para usufruir das cachoeiras. Isso ocasionou o fechamento da estrada e provocou respeitável congestionamento.
E quando finalmente liberaram o trânsito, a segurança dos atletas ficou comprometida, pois motoristas passavam em alta velocidade, para compensar o tempo perdido.
Obviamente que minha crítica não diminue o brilho da prova. É sempre importente o incentivo à prática de esportes. Essas são apenas algumas observações para um possível evento no ano que vem.
Também acompanhei a prova de bike e concordo plenamente com vc. Faltou mais organização.
ResponderExcluirPaula Lima
Piri nos esportes radicais!!!
ResponderExcluir