domingo, 26 de julho de 2020

Dia de Santana e Festa da Capela

No calendário católico, hoje é o dia de Nossa Senhora Santana, a mãe de Maria e, portanto, avó de Jesus. Também segundo a tradição, ela era esposa de São Joaquim e teria tido mais duas filhas, que são Maria Salomé e Maria de Cleofas.

Em Pirenópolis o nome de Santana sempre esteve associado à festa da Capela do Rio do Peixe. E era para lá que desde criança eu ia com meus pais montar acampamento e acompanhar os festejos. Muitas lembranças boas tenho dessa época. A tradição de pernoitar dias na região, para assim não perder a grande festa, veio de minha bisavó Adelaide, muito devota da santa. E nós, seus descendentes, tentamos na medida do possível seguir com essa devoção.

A festa da Capela é pouco procurada por turistas, e é portanto uma festividade voltada para o pirenopolino. Lá tradicionalmente ocorrem missas, procissões, leilões, barraquinhas, queima de fogos, levantamento de mastro e fogueira etc. Até festeiro tem! Antigamente a época era associada a frio e poeira. O frio ainda persiste, mas a poeira acabou porque a estradinha foi asfaltada e agora é um conforto só.

E ainda falando de frio, quem for muito animado poderá arriscar tomar um banho no córrego Caxiri, de água gelada nesta época, capaz de curar qualquer bebedeira. O corrutela está localizada a 28km de Pirenópolis, segue-se pela GO-338 e, no Povoado da Placa, entra-se à direita por 8 km até chegar à povoação.

A Capela do Rio do Peixe é muito antiga. Data da chegada dos primeiros bandeirantes por aqui, ainda no século XVIII. Infelizmente pouco sobrou dessa época. Até a antiga capela foi arrasada e dela pouco se sabe. A atual é do século XIX.

Este ano, obviamente, não teremos a festa por conta da pandemia maldita. Mas podemos reviver os momentos bons que ali passamos e torcer para que ano que vem tudo esteja novamente no seu eixo. Enquanto isso: viva Santana!






A pintura é de Sérgio Pompêo de Pina Júnior e a fotografia foi extraído do Facebook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado