terça-feira, 5 de abril de 2016

UM MERGULHO NO ACERVO FOTOGRÁFICO DA ESCRITORA E HISTORIADORA HAYDÉE JAYME FERREIRA - mãe do ex bancário e ex sindicalista LEONARDO COSTA FERREIRA - e filha de JARBAS JAYME.

TN.122.2) LEONARDO DA COSTA FERREIRA (n. 21/07/1951). Natural de Anápolis, GO, foi funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal (CEF), gerente de diversas agências, e sindicalista.

Ao avistar Leonardo pessoalmente, lembrei-me que minha primeira conta bancária, foi aberta por ele, nos idos 1985. Aos 22 anos, recém ingresso como Professor da Universidade Federal de Goiás e Leonardo, gerente da Agência do Campus II, abriu para mim uma conta salário, sem atentarmos para nosso parentesco.

Durante os trinta anos em que serviu à CAIXA, onde se aposentou, foi gerente de diversas agências e combativo sindicalista, tendo capitaneado a primeira greve da CEF no Estado de Goiás, nos anos 1980. Ousado e cônscio de seus direitos trabalhistas, foi o primeiro gerente a entrar em greve no Estado goiano.

Articulado e altamente politizado, Leonardo nunca levanta a voz, mas apresenta seus argumentos com lucidez e raciocínio dialético. Escreveu para vários jornais, sempre sobre a temática sindicalista.

Depositário do acervo de sua mãe, a escritora Haydée Jayme Ferreira ("Primeira dama das letras anapolinas") - e neto de JARBAS JAYME - prestou relevante serviço à consecução dessa obra, ao disponibilizar centenas de fotografias ao autor.

Casou, em 30/03/1974, com sua conterrânea MARIA NAZARETH FERREIRA (n. 01/02/1957), filha de Gisberto Ferraresi, primeiro guarda-livros de Anápolis, Natural de Ouro Fino, MG, e de Maria Matos Ferraresi, nascida em Carolina, MA.

Tem quatro filhos: Maria Gabriela, Gabriel Antônio, Maria Carolina e Leonardo.

Agradeço ao primo Léo, à sua esposa Nazareth e aos filhos e netos, a receptividade em sua residência em Goiânia, onde foi servido um saboroso pão de queijo com café.

Um pouquinho mais gordo, sigo em frente...

Fotografei quase uma centena de fotografias que serão usadas no livro FAMÍLIA JAYME: GENEALOGIA E HISTÓRIA.

Leonardo Costa Ferreira,
nos tempos da primeira greve da CEF no
Estado de Goiás, nos idos 1986

Texto e fotografias de Nilson Gomes Jaime

Um comentário:

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado