quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Equipe SME orienta diretores para início do ano letivo de 2016

Na tarde desta segunda-feira, 11 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Pirenópolis através da Secretaria de Educação reuniu todos os diretores eleitos na rede municipal de ensino no Centro de Artes e Música Ita e Alor. A reunião teve o objetivo de repassar informações e resoluções da pasta acerca das diretrizes a serem seguidas em 2016, bem como metas de trabalho solicitadas pelo Prefeito Nivaldo Melo as unidades escolares quanto ao envolvimento dos pais no dia-a-dia escolar.

Os diretores foram instruídos sobre os princípios pedagógicos, a resolução da Portaria nº0403/15 que trata da modulação após o período de matrículas, calendário 2016, normativas e foi apresentado o Índice de Satisfação e Eficiência da Educação Municipal. Um dos trabalhos realizados pela rede municipal de ensino que gerou resultado muito positivo foi a ampliação do acompanhamento junto aos alunos do ciclo de alfabetização, envolvendo as turmas de 1°, 2° e 3° anos, com professores em dedicação de 40h semanais, iniciativa que colabora efetivamente com o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, firmado junto ao MEC.

Durante a reunião foram ressaltados detalhes para a semana de planejamento do ano letivo, a educação infantil inicia seus trabalhos dia 18 de janeiro, no Centro de Artes e Música, Ita e Alaor, já o ciclo de alfabetização começa seu planejamento dia 19 de janeiro, ambos se estendem até o dia 22 de janeiro. A Gerente de Normas e Organização Escolar, da Secretaria Municipal de Educação de Pirenópolis, Simone Xavier Louredo pediu muita atenção e cautela aos diretores com relação ao período de matrícula. As matrículas para a educação infantil começam amanhã, 12 de janeiro e termina dia 15. As aulas da educação infantil começam dia 1 de fevereiro e as aulas do ensino fundamental dia 25 de janeiro.

O secretário de Educação, Sérgio Rady, lembrou que dia 25 de janeiro será realizada a posse das diretoras eleitas na rede municipal de ensino. Informou também que as aulas de flauta e violão no Centro de Artes e Música Ita e Alaor começarão dia 1 de fevereiro. “É importante que a comunidade saiba que o compromisso da prefeitura é garantir alfabetização das crianças de Pirenópolis e nós temos trabalhado para fazer isso acontecer da melhor maneira possível.”

Sérgio fez um breve relato sobre o Estudo e Levantamento do Índice de Satisfação do Município de Pirenópolis, segundo Sérgio o objetivo do estudo foi à aferição da eficiência na gestão dos recursos voltados para a educação no município. “O resultado foi positivo, estamos atentos para conseguir atingir a meta estabelecida no plano de governo do prefeito Nivaldo Melo. Vamos trabalhar empenhados para ampliar a qualidade do ensino nas escolas da rede municipal.”

Sérgio conta que para atender o objetivo geral, o estudo buscou identificar os resultados alcançados pela administração municipal em quatro vertentes: quantidade de vagas geradas pelas unidades educacionais, quantidade de alunos formados, avaliação dos pais quanto à qualidade e satisfação da educação recebida pelos filhos e desempenho nos mecanismos de avaliação do MEC. “É válido lembrar que os pais receberam um questionário estruturado com 12 perguntas direcionados à qualidade do ensino naquela determinada unidade em que o filho estuda e as opções de respostas eram de acordo com o que melhor representasse sua opinião: ótimo, bom, regular, ruim, péssimo e não sabe responder”.

De acordo com a pesquisa analisada a eficiência das unidades educacionais em Pirenópolis foi muito positiva, avanços em eficiência plena de 100% em dez das quinze unidades avaliadas. A média alcançada pelo Município também merece destaque, 89,71%, índice muito superior à média de estados como Minas Gerais com 61,5% e Paraíba com 52,4%.

Para o secretário de educação, Sérgio Rady as metas permitem traçar estratégias para que as unidades ineficientes melhorem seus níveis de eficiência em curto prazo, mostrando os recursos sub aproveitados e as unidades com maior retorno de escala quanto ao investimento a ser feito. As diretoras terão acesso á pesquisa na integra.

Fonte site da Prefeitura Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado