quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

EM 08/04/1920 NASCIA, EM PALMEIRAS, MAIS UM FUTURO MÉDICO, NA FAMÍLIA

Cartão social de Orestes Mendonça e Euphemia de Pina Mendonça, anuncia o nascimento do futuro médico Alcyr Mendonça. (Gentileza: Daniel Mendonça)

**(BUSCAM-SE DESCENDENTES DE ORESTES MENDONÇA, PAI DO DR. ALCYR MENDONÇA). Deixe indicação do FACEBOOK e, ou, FONE FIXO, no inbox, por favor.
A década de 1910, foi decisiva para a migração dos filhos de ROSA ALZIRA JAYME MENDONÇA para Palmeiras.
Em 1910, Humberto Mendonça, com 17 anos, acompanhou seu parente Horácio de Sá para essa cidade, a fim de ocupar o espaço deixado por Abel Coimbra, o maior comerciante do Estado de Goiás, à época, que fechara seu estabelecimento em Palmeiras e se mudara para Jataí, após a derrota de sua milícia de 300 homens, que usara para defender o Xavierismo, na revolução de 1909.
Depois, foi João Mendonça (Nhonhô) que, instado por Humberto, em 1912, transferiu parte da deficitária FARMÁCIA MENDONÇA, criada por seu pai, Manuel Joaquim de Mendonça (Maneco), em Pirenópolis, no ano de 1891, para a cidade de Palmeiras, onde "corria mais dinheiro".
José Mendonça trabalhou na farmácia do irmão Nhonhô - antes de ir estudar Medicina no Rio de Janeiro - e finalmente, ORESTES MENDONÇA, que seguiu os passos dos irmãos, mudando-se para a antiga São Sebastião do Allemão.
Em 1922, chegou Ranulpho Jayme (avô desse autor) pirenopolino, oriundo de Rio Verde - seguido de seus irmãos, Benedito, Olga, Ana e Joanito - que formou a vasta linhagem dos Jaime/Jayme de Palmeiras.
A seguir, Salomão Lopes, Pireneus de Carvalho, Antônio e Aloísio Pompêo de Pina e dezenas de outros parentes, da grei pirenopolina.
Tudo indica que não estava nos planos de Orestes Mendonça mudar-se, pois, juntamente com sua esposa EUPHEMIA DE PINA MENDONÇA, fez um cartão Social, para anunciar os nascimentos, batizados e outros eventos, relacionados a seus filhos, grafando "Pyrenopolis", que teve que ser hachurado e substituído por "Palmeiras", escrito a mão. 
(Esse cartão me foi repassado pelo primo Daniel Mendonça, grande parceiro desse projeto).
Na cidade de Palmeiras, em 08/04/1920, onde foi forte comerciante, nasceu o primeiro filho do ilustre casal, o futuro médico ALCYR MENDONÇA, que se casaria, em Rio Verde, com MARIA JOANA LEÃO MENDONÇA, filha de tradicional família rioverdense.
Dr. Alcyr Mendonça foi renomado médico naquela cidade, onde deixou nobre descendência, os Leão Mendonça. 
(A fotografia do Dr. Alcyr me foi gentilmente repassada pela prima Celina Rattes, viúva de "Tão Rattes", parentes amantes da história e que tem um acervo familiar fabuloso, em Rio Verde).
Dr. Alcyr foi Deputado Estadual, pela ARENA, 6.ª Legislatura (1967-1971);
Secretário de Estado da Saúde, na adm. Leonino Caiado; Secretário de Estado da Administração, na adm. Irapuan Costa Jr. e Diretor do Banco de Desenvolvimento do Estado de Goiás - BD, no governo Ary Valadão.
Estou em busca de informações sobre os filhos, netos e bisnetos de ORESTES MENDONÇA. Todos deverão ter seus verbetes no livro FAMÍLIA JAIME/JAYME: GENEALOGIA E HISTÓRIA.
Por favor, deixe indicação de facebook ou repassem telefones, preferencialmente, fixo, que entrarei em contato.
Ninguém pode ficar de fora!

Texto Nilson Gomes Jaime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado