Foto: www.agitapirenopolis.com.br |
A prefeitura de Pirenópolis quer organizar o trânsito na cidade para aderir a municipalização e melhorar o atendimento aos moradores e aos turistas. Existe um planejamento e um estudo em andamento para organizar e adaptar ações na cidade, para isso, a Prefeitura abriu licitação e contratou uma empresa de Brasília que trabalha especificamente com projetos de urbanismo e tráfego. Para o secretário de Turismo, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Sérgio Rady, este primeiro momento é de planejamento e adaptações. “Estamos fazendo pesquisas de opinião, fazemos reuniões periodicamente com a Polícia Militar, representantes da sociedade civil, empresários e a empresa contratada. Estamos organizando o trânsito, para ajustarmos as Leis, depois disso vamos montar a JARI, e a intensão é ter uma pasta para cuidar exclusivamente desta demanda.”
O propósito é incentivar o turista e o próprio morador a deixar o carro e caminhar. Algumas ruas podem ser fechadas somente para funcionar o comercio, não devendo haver nenhum tipo de tráfego com automóvel. Outras poderão ter somente um sentido, outras ainda não poderão servir mais como estacionamento nas laterais. Por enquanto nenhuma mudança foi efetuada, tudo passa por testes, e a Secretaria de Turismo, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico Sustentável está atenda a demanda e as reclamações. Depois da última operação, 12 de outubro, foi formulado uma pesquisa de opinião, questionários foram distribuídos em toda a cidade e enviados para algumas pessoas de fora da cidade para que a Secretaria possa trabalhar com dados.
No dia 23 de outubro houve uma reunião para uma possível reflexão da última operação de transito que aconteceu no feriado 12. Rômulo Bocelli, é arquiteto, é ele quem está ajudando a gestão municipal a reformular e planejar o trânsito em Pirenópolis. “Trabalhamos com projetos de urbanismo e tráfego, de primeira mão fizemos um levantamento do problema desde abril de 2015. Temos uma média de 30 filmes de finais de semana movimentados e nem tanto, de feriados, de dias da semana e com isso vamos identificando algumas situações, até chegarmos aqui, com propostas que podem melhorar o fluxo na cidade.”
Uma das ferramentas utilizada pelo Romulo na empresa para ajudar nestes estudos é o Drone e alguns outros simuladores que simulam tráfegos macro e micro, fluxo, operação, GPS de precisão para cadastrar o sistema viário existente e pegar dimensionamento, para saber como ele funciona, além disso, é utilizado contadores veiculares, para se trabalhar com números, dados. “Com todo este aparato é possível dimensionar e estudar para propor alternativas para melhorar o trânsito na cidade.”
Agora a expectativa é apresentar um projeto funcional de circulação, de pontos de distribuição, estacionamento. “É válido lembrar que os ‘bolsões’ de estacionamentos planejados para atender os turistas no último feriado do dia 12 não chegaram na sua capacidade máxima. Agora vamos identificar para fazermos as propostas para os dias normais e sugerir operações específicas para os finais de semana e feriados. Aqui por ser uma cidade histórica a própria regulamentação que olha pra isto diz que a velocidade é baixa e estimular a não circulação de veículos.”
O propósito é incentivar o turista e o próprio morador a deixar o carro e caminhar. Algumas ruas podem ser fechadas somente para funcionar o comercio, não devendo haver nenhum tipo de tráfego com automóvel. Outras poderão ter somente um sentido, outras ainda não poderão servir mais como estacionamento nas laterais. Por enquanto nenhuma mudança foi efetuada, tudo passa por testes, e a Secretaria de Turismo, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico Sustentável está atenda a demanda e as reclamações. Depois da última operação, 12 de outubro, foi formulado uma pesquisa de opinião, questionários foram distribuídos em toda a cidade e enviados para algumas pessoas de fora da cidade para que a Secretaria possa trabalhar com dados.
No dia 23 de outubro houve uma reunião para uma possível reflexão da última operação de transito que aconteceu no feriado 12. Rômulo Bocelli, é arquiteto, é ele quem está ajudando a gestão municipal a reformular e planejar o trânsito em Pirenópolis. “Trabalhamos com projetos de urbanismo e tráfego, de primeira mão fizemos um levantamento do problema desde abril de 2015. Temos uma média de 30 filmes de finais de semana movimentados e nem tanto, de feriados, de dias da semana e com isso vamos identificando algumas situações, até chegarmos aqui, com propostas que podem melhorar o fluxo na cidade.”
Uma das ferramentas utilizada pelo Romulo na empresa para ajudar nestes estudos é o Drone e alguns outros simuladores que simulam tráfegos macro e micro, fluxo, operação, GPS de precisão para cadastrar o sistema viário existente e pegar dimensionamento, para saber como ele funciona, além disso, é utilizado contadores veiculares, para se trabalhar com números, dados. “Com todo este aparato é possível dimensionar e estudar para propor alternativas para melhorar o trânsito na cidade.”
Agora a expectativa é apresentar um projeto funcional de circulação, de pontos de distribuição, estacionamento. “É válido lembrar que os ‘bolsões’ de estacionamentos planejados para atender os turistas no último feriado do dia 12 não chegaram na sua capacidade máxima. Agora vamos identificar para fazermos as propostas para os dias normais e sugerir operações específicas para os finais de semana e feriados. Aqui por ser uma cidade histórica a própria regulamentação que olha pra isto diz que a velocidade é baixa e estimular a não circulação de veículos.”
Fonte site da Prefeitura Municipal de Pirenópolis
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Adriano Curado