terça-feira, 20 de outubro de 2015

Doação para a biblioteca da APLAM

Vera Adelaide e sua mãe, escritora Vera Lopes de Siqueira

A escritora pirenopolina Vera Lopes de Siqueira há muitos anos se mudou para Anápolis, onde continuou a exercer o honroso ofício de professora. Depois que ficou viúva, foi morar com a filha Vera Adelaide em Brasília, local onde morreu em 2014.

Ocorre que foi em Anápolis que dona Vera escreveu a maioria de seus livros e é ali que ficou sua biblioteca desde que se mudou para o Distrito Federal. Ela era Membro Efetivo Fundador da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (APLAM), ocupante da Cadeira nº XVIII, cujo Patrono é seu pai, José Assuero de Siqueira. E ela manifestou o desejo de que seu arquivo pessoal fosse entregue à Academia.

Esta semana, como presidente da APLAM, fui procurado pelos herdeiros de dona Vera e eles entregaram aos meus cuidados todo o acervo da escritora. São aproximadamente mil exemplares de livros em bom estado de conservação, muitos deles obras raras, como História das Casas de Pirenópolis, de Jarbas Jayme. Há também alguns apontamentos inéditos, correspondências e objetos diversos.

Os herdeiros poderiam ter vendido os livros ou mesmo distribuído na família, mas optaram por cumprir o desejo de dona Vera. Por esse ato de desprendimento e altruísmo, agradeço a todos, principalmente a filha da escritora, Vera Adelaide, que muito se empenhou na conclusão da doação.

Agora resta catalogar todos os exemplares e depois encontrar um local para disponibilizá-lo para a população. A nossa sede localizada na Rua Direita, nº 43, Centro Histórico, que é um anexo da Secretária Municipal da Educação, infelizmente não comporta tanto livro.

Estamos abertos a sugestões.

                                    Adriano Curado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado